Destaque

Pix é a 2ª maior modalidade de pagamentos no e-commerce

O pagamento via Pix já é aceito por 78% dos estabelecimentos com e-commerce no país, e hoje é a 2ª maior modalidade de pagamento no Brasil, ficando atrás apenas da disponibilidade das vendas por crédito.

Os dados fazem parte da edição de julho do Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos e mostram o avanço do Pix em diferentes tipos de transações, como as online.

Para a empresa, a aceitação do pagamento via Pix nas compras online tem potencial para atingir 92% até julho de 2023. O Pix, lançado em novembro de 2020, está crescendo de forma exponencial.

A aceitação estava em 16,9% em janeiro de 2021. Nesta ocasião, era apenas o quinto mais aceito. Em maio deste ano, passou para 74,6% até chegar aos 78% atuais.

A pesquisa analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos, que, juntas, representam 85% do comércio eletrônico do país. A maior parte do levantamento aconteceu entre os dias 01 e 02 de julho de 2022.

A Gmattos também observou que as empresas têm ofertado cada vez mais incentivos para pagamento via Pix. Segundo levantamento, 24% das lojas que aceitam a modalidade ofereceram algum tipo de desconto. Este índice era de 20% em maio e de 14% em março.

O Pix pela primeira vez empata com a disponibilidade de pagamento por boletos (segundo lugar no ranking), que também tem aceitação de 78% nos estabelecimentos com venda online.

Apesar disso, a Gmattos entende que o Pix não vai eliminar os boletos. Segundo o levantamento, 82,6% dos estabelecimentos que aceitam Pix, mantiveram a aceitação do boleto.

As vendas por crédito, principal modalidade no e-commerce, são aceitas por 98,3% dos varejistas, mantendo a primeira posição que sempre ocupou. Apesar disso, elas apresentaram mudanças consideráveis em relação à dinâmica das transações.

Enquanto apenas 13% das lojas oferecem parcelamento em 12 vezes sem juros, mantendo o patamar de meses anteriores, 32,2% passaram a aceitar pagamento em 10 vezes, que passou a ser o maior tipo de parcelamento.

Em maio, a maior frequência observada era dos pagamentos em seis vezes (34,5%), que hoje passou a ser de apenas 7%.

Em quarto lugar aparece a aceitação por pagamentos via wallets, que é um tipo de carteira digital em que o pagamento pode ser realizado sem a necessidade de ter um cartão de débito ou crédito físico.

Esse tipo de pagamento é aceito em 47,5% dos estabelecimentos. Em quinto lugar aparece a aceitação por pagamentos via débito, que são disponibilizados por cerca de 30% dos estabelecimentos.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Sesc Sorocaba traz dança contemporânea, teatros inspirados em Shakespeare e circo

No primeiro sábado do mês, dia 4/5, às 20h, os atores Carlos de Niggro, Jefferson…

22 horas atrás

ACSO promove curso sobre Liderança Transformacional

Em quatro aulas, o Desenvolve ACSO, curso promovido pela Associação Comercial de Sorocaba e Distrital…

23 horas atrás

Etecs e Fatecs ajudam contribuintes a declarar IR

As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão prestando consultoria gratuita…

23 horas atrás

Alexandre de Moraes autoriza liberdade de Mauro Cid

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes autorizou nesta sexta-feira (3) a…

23 horas atrás

TSE mantém inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por oito anos

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recursos e manteve a decisão que decretou…

23 horas atrás

Justiça decreta prisão de motorista do Porsche, responsável por acidente fatal em SP

A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho,…

23 horas atrás