Destaque

Eleições 2022: regras para agentes públicos passam a valer a partir deste sábado

As restrições para servidores públicos e pré-candidatos às eleições de outubro passam a valer a partir deste sábado (02), três meses antes do primeiro turno do pleito deste ano. 

As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, com o objetivo de manter o equilíbrio entre os candidatos. 

Políticos estão proibidos de autorizar a veiculação de publicidade estatal sobre os atos de governo, realização de obras, campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto no caso de grave e urgente necessidade pública. Nesse caso, a veiculação deverá ser autorizada pela Justiça Eleitoral. 

Também ficam proibidos os pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes, cuja autorização também dependerá de autorização da Justiça Eleitoral.  

A participação em inaugurações de obras públicas também está vedada, além da contratação de shows artísticos com dinheiro público. 

Durante o período eleitoral, funcionários públicos não podem ser contratados, demitidos ou transferidos até a posse dos eleitos. 

No entanto, estão liberadas a exoneração e a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança, além das nomeações de aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2022. 

Em julho, o calendário eleitoral também prevê outras datas importantes para o pleito. De 20 de julho até 5 de agosto, os partidos deverão realizar suas convenções para escolher oficialmente os candidatos que vão disputar as eleições. 

A partir do dia 20, candidatos, partidos políticos, coligações e federações terão direito à solicitação de direito de resposta por afirmações consideradas caluniosas, difamatórias ou sabidamente inverídicas que forem publicadas por veículos de comunicação social. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. 

Com informações da Agência Brasil.

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil apreende produtos suspeitos de falsificação em Sorocaba

Na manhã desta quarta-feira, 08 de maio, uma operação conjunta realizada por Policiais Civis da…

46 minutos atrás

Polícia Civil prende “gerente” do tráfico no centro da Capital

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quarta-feira (8) um homem apontado como “gerente”…

5 horas atrás

Copom decide nesta quarta corte dos juros básicos da economia

Com a possibilidade de divisão entre os membros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do…

6 horas atrás

Inscrições para concurso da PM terminam nesta quarta-feira

Termina hoje (8) o prazo de inscrições para o concurso da Polícia Militar do Estado…

6 horas atrás

Prefeito confirma início da iluminação em LED na cidade em 20 dias

O prefeito de Sorocaba, Rdorigo Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta quarta-feira (8).…

7 horas atrás

Debates devem ficar mais acalorados na Câmara com proximidade de eleições

O vereador Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal, participou do Jornal da Cruzeiro nesta quarta-feira…

7 horas atrás