Notícias

OMS divulga que 5% da população mundial é constituída de superdotados invisíveis

Cerca de 5% da população mundial tem altas habilidades ou, no popular, são superdotadas, conforme dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a proporção corresponde a cerca de 2,3 milhões crianças. Mas a maior parte dessas pessoas são invisíveis.

Segundo o Censo Escolar de 2020, pouco mais de 24 mil estudantes, cerca de 1% do total, são identificados como pessoas com altas habilidades ou com superdotação. O número leva em consideração apenas as pessoas com altas habilidades acadêmicas, não inclui outras habilidades como a artística, esportiva ou de liderança.

A psicóloga e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, Denise Arantes Brero, explica que a falta de políticas públicas para identificar essas pessoas gera problemas para quem é do grupo.

Muitas vezes, crianças superdotadas acabam sendo diagnosticas erroneamente com transtornos como autismo ou TDAH, o transtorno do déficit de atenção. Os prejuízos são individuais, mas também coletivos.

Para tornar esses talentos visíveis, a psicóloga lembra de algumas características que podem indicar que a criança pode estar no grupo dos superdotados, como crianças que ficam entediadas e aprendem rápido.

A recomendação nesses casos é procurar profissionais especializados que possam fazer o diagnóstico. No Brasil, além do Conselho Brasileiro de Superdotação (Conbrasd), também é possível entrar em contato com a Associação Mensa Brasil, a mais antiga sociedade de alto Q.I. do mundo, podem indicar profissionais habilitados a fazer os testes que podem identificar se o que parece desajuste é na verdade superdotação. O site do conselho é www.conbrasd.org. O site do Mensa Brasil é www.mensa.org.br.

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

8 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

10 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

10 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

10 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

11 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

11 horas atrás