Jornalismo

Brasil encerra abril próximo ao total de casos de dengue de todo o ano de 2021

Segundo dados do Ministério da Saúde, em quatro meses, o Brasil se aproxima ao total de casos prováveis de dengue de todo o ano de 2021.

Até a semana 16 de monitoramento deste ano, foram contabilizados 542.038 casos prováveis da doença. Em 2021, o total registrado na última semana de boletins epidemiológicos da Saúde foi de 544.460.

Em comparação com o mesmo período do ano, até a semana 16 de 2021,  neste ano houve um aumento de 113,7 % de casos registrados.

Enquanto em 2021 a última taxa de incidência do ano foi de 255,2 casos a cada 100 mil habitantes, nos primeiros quatro meses deste ano a taxa já está ficou em 254,1 em abril.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue, entre o mês de janeiro e o dia 12 de março, cresceu 43,9% no país.

Prevenção

O acúmulo de água parada é um dos principais facilitadores para a proliferação do Aedes aegypti – o mosquito que transmite dengue, o Zika e chikungunya.

Por isso, especialistas recomendam se atentar a locais que possam reter água, como vasos de planta, pneus velhos e calhas. Em locais em que é difícil evitar a água parada é recomendado o uso de larvicidas.

No Brasil, a única vacina autorizada para uso contra a dengue é vendida pela rede privada e não disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda o imunizante para pessoas que nunca tenham tido contato com o vírus.

Com informações da CNN Brasil.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

6 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

7 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

10 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

10 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

10 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

10 horas atrás