O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nessa quinta-feira (7) que a situação na cidade de Borodyanka é “significativamente mais terrível” do que na vizinha Bucha, onde as suspeitas de assassinatos de civis pelas forças russas foram amplamente condenadas.
Autoridades locais disseram que mais de 300 pessoas foram mortas pelas forças russas em Bucha, 35 quilômetros a noroeste da capital Kiev, e cerca de 50 delas foram executadas.
Moscou nega visar civis e diz que imagens de corpos em Bucha foram encenadas pelo governo ucraniano para justificar mais sanções contra Moscou e atrapalhar as negociações de paz.
“O trabalho para limpar os escombros em Borodyanka começou. É significativamente mais terrível lá. Ainda mais vítimas dos ocupantes russos”, disse Zelensky em vídeo postado no serviço de mensagens Telegram.
A cidade fica a cerca de 25 km de Bucha.
Ele não forneceu mais detalhes ou evidências de que a Rússia é responsável pelas mortes de civis na cidade.
O assassinato de civis na cidade de Bucha foi amplamente condenado pelo Ocidente como crime de guerra, aumentando a pressão por sanções mais rígidas contra a Rússia.
“E o que acontecerá quando o mundo souber toda a verdade sobre o que os militares russos fizeram em Mariupol?”, questionou Zelensky.
“Lá, em quase todas as ruas, está o que o mundo viu em Bucha e em outras cidades da região de Kiev, após a retirada das tropas russas.”
Moscou diz que um dos objetivos de sua campanha militar é “libertar” lugares onde, em grande parte, fala-se russo, como a cidade portuária de Mariupol, que fica ao Sul do país, da ameaça de genocídio por nacionalistas ucranianos que, segundo ela, usaram civis como escudos humanos.
Zelensky rejeita essas alegações, dizendo que são pretexto infundado para a invasão.
As informações são da Agência Brasil.
Uma pesquisa de opinião aponta que 86% dos brasileiros são favoráveis à exigência de exame…
Um relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aponta que…
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a bandeira tarifária para o mês de…
O homem preso após um ataque a tiros nas imediações de um jantar com jornalistas,…
O cantor e influenciador Anderson Neiff, de 24 anos, foi baleado na madrugada deste domingo…
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste domingo (26), chama…