O governador João Doria assinou há pouco o decreto que libera o uso de máscaras ao ar livre. A partir de hoje (09), os paulistas não são mais obrigados a usar a proteção facial nas ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol e centros de eventos abertos.
Nos locais fechados, o uso seguirá obrigatório, como no transporte público, salas de aula, escritórios, comércios, cinemas, entre outros.
Para marcar a decisão, o governador Doria tirou a máscara durante o anúncio, assim como os secretários, já que a coletiva de imprensa foi realizada ao ar livre nos jardins do Palácio dos Bandeirantes.
A retirada das máscaras foi decidida pelo avanço da vacinação e pela queda dos índices da pandemia.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, 84% da população geral está vacinada contra a Covid-19 e mais de 70% das crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose. Nos hospitais, as internações caíram 77% e os óbitos tiveram queda de 56% no mês.
Outro anúncio feito pelo governador é a liberação, a partir de hoje, de 100% do público nos estádios de futebol e em outros locais esportivos ao ar livre. Os torcedores poderão frequentar estes locais sem máscara.
O coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, recomenda que as pessoas imunodeprimidas, com doenças crônicas e os não vacinados, além das pessoas com sintomas gripais, devem continuar usando as máscaras ao ar livre.
Outra orientação é usar a proteção facial mesmo nos locais abertos quando há grandes aglomerações.
Nas próximas semanas, o Comitê vai avaliar a liberação do uso das máscaras também nos locais fechados.
O governador João Doria confirmou que se a vacinação seguir avançando, principalmente na 3ª dose e na imunização das crianças, a medida pode ser anunciada no dia 23 de março.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Foto: Divulgação/ Governo de SP
Uma pesquisa de opinião aponta que 86% dos brasileiros são favoráveis à exigência de exame…
Um relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aponta que…
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a bandeira tarifária para o mês de…
O homem preso após um ataque a tiros nas imediações de um jantar com jornalistas,…
O cantor e influenciador Anderson Neiff, de 24 anos, foi baleado na madrugada deste domingo…
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste domingo (26), chama…