As Secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbanismo e Licenciamento (Seurb) destacam os cuidados necessários para que os moradores façam a manutenção e limpeza de terrenos particulares e calçadas, em Sorocaba.
A ação destaca a proprietários e imobiliárias da cidade a importância de manterem seus bens imóveis limpos, roçados, sem entulho e lixo, conforme previsto na Lei Municipal nº 8.381, de 26/02/2008.
“Mato alto, entulho ou calçada sem manutenção traz riscos à população. O descarte irregular de inservíveis em terrenos não autorizados ou vias públicas prejudica a nossa cidade. Precisamos unir forças! Poder público junto com a população, fazendo cada um a sua parte”, destaca o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.
“A responsabilidade de cada um é zelar pela manutenção e limpeza desses locais, cuidando do meio ambiente e deixando Sorocaba linda de verdade. Evite multas!”, afirma o secretário da Seurb, Paulo Henrique Marcelo.
Calçadas
Conforme legislação vigente, que trata sobre a padronização e a acessibilidade dos passeios públicos e estabelece especificações técnicas das calçadas, no caso de reformas ou construções novas, a execução, manutenção e conservação devem garantir a todos os usuários mobilidade, segurança e acessibilidade, por meio de um desenho adequado, continuidade e utilidade, limpeza, embelezamento, dentre outros aspectos.
Ecopontos
Sorocaba já conta, atualmente, com três Ecopontos, que estão localizados, cada um, na Vila Helena, no Cajuru e no Júlio de Mesquita Filho.
O Ecoponto oferece um serviço gratuito aos cidadãos, para garantir a destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular na cidade, além de promover a reciclagem desses materiais.
Diferentemente dos antigos Ecopontos que existiam no município, o espaço, agora, é todo cercado, tem controle de acesso, recepção, contêiner com banheiro, iluminação em LED, paisagismo, dispõe de vigia 24 horas e câmeras de videomonitoramento.
Denúncias
Denúncias sobre terrenos com mato alto, entulho ou lixo podem ser feitas pelos telefones 156 ou (15) 3238-2159 ou, ainda, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426.
Com informações da Secom Sorocaba
A Justiça de São Paulo condenou dois dos quatro acusados de participação no assalto que…
Um homem condenado pelo crime de latrocínio foi preso por policiais civis da Delegacia de…
Um jovem de 19 anos, suspeito de agredir um motorista do transporte coletivo em Sorocaba,…
O Aeroporto de Sorocaba foi escolhido pela concessionária Rede VOA para integrar um projeto de…
O Governo do Estado de São Paulo ampliou o prazo para recebimento de sugestões da…
Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…