Jornalismo

Mais de 11 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Votorantim

As aulas nas 58 escolas municipais foram retomadas nesta segunda-feira (24) em Votorantim, de forma 100% presencial. Atualmente, 11.176 alunos de zero a 10 anos estão matriculados do berçário ao ensino fundamental I, entre o 1º e o 5º ano.

O retorno segue os protocolos de higiene para evitar a transmissão do coronavírus. De acordo com a Secretaria da Educação, os ambientes são frequentemente higienizados e as salas de aula ficam com portas e janelas abertas durante o horário escolar.

Alunos e professores utilizam máscaras e há álcool em gel nas dependências das instituições de ensino. “Vamos retomar com todos os cuidados necessários para a segurança dos alunos e funcionários”, comenta a titular da Secretaria de Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira.

As aulas do ensino fundamental são ministradas de segunda a sexta-feira, em dois períodos. Durante a manhã, as disciplinas serão dadas entre 7h e 11h40. No período da tarde, das 13h às 17h40.

Período de adaptação

Já as crianças do berçário, maternal e da pré-escola passarão por um período inicial de adaptação, com horários diferenciados. Eles serão normalizados a partir de 31 de janeiro.

Na segunda-feira (dia 24), a creche funcionou até às 10h. Nesta terça e quarta, as unidades têm atividades até às 11h30, e na quinta e sexta, o atendimento será feito até às 14h. Para os alunos da pré-escola, durante a semana, durante a manhã, as aulas ocorrerão até às 10h e à tarde, vão até às 15h30.

Reforço escolar

O reforço no contraturno escolar também será mantido em 2022, direcionado aos matriculados do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os professores farão uma avaliação para diagnosticar as necessidades dos alunos e, caso haja necessidade, o estudante será direcionado para as aulas complementares.

As aulas de reforço escolar nas escolas municipais foram implementadas em abril de 2021 na cidade de Votorantim. O processo foi feito quando os estudantes participavam das aulas de forma remota e on-line, por determinação do Governo do Estado.

Com informações da Secom Votorantim

Foto: Giuliano Bonamim / Prefeitura de Votorantim

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Operação “Paz e Proteção” aborda mais de 500 pessoas e reforça segurança em bairros de Sorocaba

As ações ocorreram em diversos bairros, como Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Campolim e Vitória Régia, entre…

55 minutos atrás

Colisão entre duas motos no Parque São Bento deixa um ferido grave e mobiliza helicóptero Águia

Na manhã desta segunda-feira (27), um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou uma vítima em…

2 horas atrás

PF apreende mais de duas toneladas de maconha prensada no Paraná

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), composta pela Polícia Federal…

2 horas atrás

Homem é morto a tiros dentro de adega na zona oeste de Sorocaba

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por volta das 22h desta segunda-feira…

2 horas atrás

Homem é baleado em frente a bar na zona norte de Sorocaba

Um homem de 43 anos foi baleado na manhã de domingo (26), na Avenida Ipanema,…

4 horas atrás

Butantan procura voluntários para teste de vacina da gripe para idosos

O Instituto Butantan está abrindo inscrições para um estudo importante: o teste de uma nova…

5 horas atrás