Jornalismo

Médico fala sobre uso da genética para direcionar tratamento da depressão

Este mês é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, relacionada aos cuidados com a saúde mental. Os transtornos depressivos estão associados à grande maioria dos casos de suicídio e, embora existam mais de 200 medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças neuropsiquiátricas, a resposta terapêutica é muito abaixo do ideal.

O médico oncologista e head de farmacogenômica, Leandro Brust, explica que entre 30% e 50% dos pacientes não respondem adequadamente ao antidepressivo prescrito inicialmente e probabilidade de falha terapêutica no tratamento da depressão é de 50%.

Por isso, segundo o especialista, a genética pode ser uma grande aliada na busca por tratamentos mais eficazes e toleráveis, pois ela é indicada como a razão de 40% a 50% da variabilidade na resposta e na toxicidade dos antidepressivos e pode dizer se o medicamento prescrito será efetivo e bem tolerado. Ou seja, permite que o médico identifique o tratamento mais eficaz para o paciente, para o qual o organismo dele oferecerá melhor resposta, de acordo com as alterações do DNA.

Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

LDO 2027: Governo de SP recebe sugestões até 29 de março

O Governo do Estado de São Paulo ampliou o prazo para recebimento de sugestões da…

2 horas atrás

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

13 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

15 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

17 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

17 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

18 horas atrás