Jornalismo

Médica do BOS alerta sobre o perigo da uveíte, em especial para gestantes

A adoção de hábitos alimentares mais saudáveis pelos brasileiros, em especial nos últimos 20 anos, com o consumo de legumes e vegetais crus, por exemplo, teve um impacto significativo no aumento de casos de toxoplasmose relatados no país.

A infecção é causada por um protozoário encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais.

Como consequência destes casos, houve um crescimento no número de casos de uveíte, uma inflamação ocular que pode ocorrer em qualquer fase da vida e que pode levar a alguns sintomas inespecíficos como vermelhidão, dor e sensibilidade à luz.

A médica Vivian Cristina Costa Afonso é especialista em uveíte e responsável pelo ambulatório do SUS, que trata os casos, no Hospital Oftalmológico de Sorocaba (BOS).

Gestantes devem ter um cuidado redobrado com essa doença, explica a médica, justamente por se tratar de pacientes imunodeprimidas e, por isso, ingerir água ou alimentos contaminados pela toxoplasmose durante esse período pode levar ao diagnóstico de uveíte, que pode ser transmitida ao bebê e acometer a área central da visão. Nestas situações, o bebê pode nascer com cicatrizes, com lesões na área central da visão, o que leva à baixa da visão.

O BOS oferece um atendimento multidisciplinar à gestante que, além do oftalmologista, será acompanhada por obstetra e pediatra.

“Se a gestante tiver qualquer sinal de toxoplasmose, ela pode procurar o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que é aberto 24 horas todos os dias, onde ela será tratada e acompanhada”, explica a médica.

Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Governo de SP lança portal com informações sobre isenção de IPVA

O Governo de São Paulo lançou um portal na internet para esclarecer dúvidas da população…

1 hora atrás

Governo zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto presidencial nesta quinta-feira (12) zerando…

2 horas atrás

Simone Tebet anuncia candidatura ao Senado por São Paulo

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), anunciou nesta quinta-feira (12) que pretende concorrer a…

2 horas atrás

Inflação oficial recua para 3,81%, com variação de 0,7% em fevereiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou de 0,33% em janeiro para 0,7% em fevereiro,…

2 horas atrás

Governo pede investigação sobre alta no preço dos combustíveis

O governo federal vai investigar os recentes aumentos nos preços dos combustíveis registrados em postos…

4 horas atrás

Dia Mundial do Rim: doenças renais são silenciosas e exigem atenção

Em maio de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a doença renal como…

4 horas atrás