Jornalismo

Kits de robótica serão distribuídos aos alunos das rede municipal

A Secretaria Municipal da Educação inicia, na próxima segunda-feira (17), a entrega de 30 mil kits de robótica educacional para todos os estudantes do Ensino Fundamental de 1º a 5º anos das unidades escolares da Rede Municipal de Sorocaba.

Alunos com idades entre 6 a 11 anos aprenderão fundamentos da robótica educacional de forma lúdica, desenvolvendo, ao longo do ano letivo, habilidades e competências que estimulam o raciocínio lógico, trabalho colaborativo em equipe, senso de organização, estímulo à criatividade, bem como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas.

Os professores participarão de um processo formativo de dois dias presenciais de imersão, com estudo prático para realização de trabalho pedagógico, utilizando o material e sua metodologia. Além disso, os docentes contarão com uma plataforma EAD (Educação à Distância), com videoaulas teóricas e práticas, material complementar de estudo e apoio pedagógico dos formadores do projeto.

O kit de robótica é composto por livro didático, peças em MDF e componentes eletrônicos para montagem dos projetos propostos, além de ferramentas em MDF, garantindo o uso seguro dos estudantes, além de acesso à plataforma educacional, com vídeos tutoriais e materiais de apoio, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mediados pelos professores.

Segundo o gestor de Desenvolvimento Educacional Paulo Bruno Pistili Rodrigues, o trabalho com metodologias que envolvam colaboração e descoberta, como a robótica e a cultura maker, podem potencializar a interdisciplinaridade. “Durante a realização das atividades e propostas do material, professores e estudantes trabalharão juntos na resolução de problemas, utilizando diferentes áreas do conhecimento e colaborando entre si”, conclui.

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

10 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

12 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

14 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

14 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

14 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

14 horas atrás