Jornalismo

Uber Eats anuncia que vai encerrar entrega de comidas no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) que vai encerrar o serviço de entrega de comidas pelo aplicativo Uber Eats até o próximo dia 7 de março.

A empresa justificou a medida como uma mudança de estratégia e informou que continuará a oferecer o serviço de delivery de supermercados e outras lojas.

O anúncio ocorre no dia seguinte à sanção de um projeto de lei que obriga as empresas de aplicativos a conceder seguro para acidentes durante o trabalho e auxílio financeiro a entregadores diagnosticados com Covid-19.

O texto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta. A nova norma não foi citada pela Uber no comunicado em que informa a mudança.

“A Uber vai alterar sua estratégia de delivery no Brasil, desativando o serviço de intermediação de entrega de comida de restaurante”, diz um trecho do comunicado.

O projeto de lei n° 1.665 estabelece que serão fornecidos aos entregadores itens básicos como água potável, álcool em gel e máscaras. O texto também prevê que os trabalhadores terão acesso aos banheiros das empresas. A proposta foi apresentada em abril de 2020, mas teve tramitação concluída apenas em dezembro do ano passado.

A lei

A lei sancionada pelo presidente obriga os aplicativos de entrega a contratar seguro contra acidentes, sem franquia, para os entregadores cadastrados. O benefício é de uso exclusivo para acidentes ocorridos durante o período de retirada e entrega de produtos e serviços, e deve cobrir, obrigatoriamente, acidentes pessoais, invalidez permanente ou temporária e morte.

A norma determina que as empresas também têm o dever de dar assistência financeira pelo período de 15 dias ao entregador afastado em razão de infecção pelo coronavírus. O auxílio pode ser prorrogado por mais dois períodos de 15 dias, mediante apresentação de comprovante ou de laudo médico.

“A sanção ao projeto representa uma medida importante para o trabalho desenvolvido pelos entregadores, haja vista a necessidade de se assegurar condições adequadas de preservação de sua saúde na prestação dos serviços por intermédio de empresa de aplicativo de entrega”, afirmou em comunicado a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Com informações do Portal R7

Foto: Divulgação

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Palmeiras e Santos empatam clássico com gol anulado pelo VAR no fim

Palmeiras e Santos empataram em 1 a 1 neste sábado (2), no Allianz Parque, pela…

4 horas atrás

GCM detém dois suspeitos e apreende 72 porções de drogas em Brigadeiro Tobias

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba deteve dois homens suspeitos de tráfico de drogas na…

5 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba lança programa “Médico na Praça” com atendimento itinerante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia na próxima terça-feira…

5 horas atrás

Zema reafirma defesa do trabalho para menores nas redes sociais

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência, Romeu Zema, voltou a se manifestar…

5 horas atrás

Votoraty perde para o Grêmio Osasco Audax por 2 a 0 pela Bezinha

O Votoraty Futebol Clube foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio Osasco Audax neste…

6 horas atrás

Rajadas de até 60 km/h atingem litoral de SP e antecipam mudança no tempo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou, neste sábado (2), a atuação de…

6 horas atrás