Pais e filhos já podem se preparar para os cursos de férias para crianças e adolescentes que serão realizados no mês de Janeiro nos parques de Sorocaba: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural “Chico Mendes” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.
As atividades são promovidas, de forma gratuita, pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e seguirão todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19.
“Essa programação especial de férias tem como objetivo aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.
Cada parque terá uma programação voltada a uma determinada faixa etária, com temas e propostas diferentes. A ideia é proporcionar a crianças e adolescentes um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.
As inscrições de todos os cursos de férias serão feitas a partir do dia 3 de janeiro, de forma on-line, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas, sendo 40 para cada curso de férias, que serão preenchidas por ordem de inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3219-2280.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico sediará o curso de férias “(Re)conectando com a natureza: Vamos conhecer as plantas!”, nos dias 18 e 19 de janeiro, das 8h30 às 12h30, voltado a adolescentes de 11 a 15 anos.
O objetivo é demonstrar aos participantes como a sociedade humana evoluiu, a partir da íntima relação com as plantas, e proporcionar uma aproximação ao universo da botânica, despertando a curiosidade e o interesse por essa importante ciência.
Além disso, terão a oportunidade de fazer uma trilha em um fragmento de vegetação nativa em recuperação do Jardim Botânico, além de outras atividades. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.
Parque da Água Vermelha
No Parque da Água Vermelha, crianças de 5 a 7 anos poderão participar do Aquagito, nos dias 20 e 21 de janeiro, das 8h30 às 12h30. Esta edição terá como tema “Quebrando Paredes” e contará com apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves).
O Parque da Água Vermelha é repleto de biodiversidade, com diferentes espécies de aves, peixes, répteis, anfíbios, entre outros animais. Esse curso conduzirá as crianças para incríveis descobertas sobre a biodiversidade local, bem como a refletirem sobre o que podemos fazer para contribuir para a sua conservação.
Para isso, a Sema preparou brincadeiras, oficinas, trilhas, jogos, manuseio de animais, entre outras ações, sempre em contato com a natureza. O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa.
Zoológico Municipal
No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o curso de férias será o Animazoo Adolescente, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro, das 8h30 às 12h30, e nos dias 26 e 27 de janeiro, das 20h às 22h, voltado a meninos e meninas de 11 a 15 anos.
O tema será “(Re)conectando com a Natureza: conhecendo os animais!” e contará com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas. Já, nos últimos dois dias (26 e 27), serão realizadas atividades noturnas no Zoo, quando, então, os adolescentes serão divididos em dois grupos, sendo que um grupo participará no dia 26 e o outro grupo, no dia 27.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.
Parque “Chico Mendes”
O Parque “Chico Mendes” também estará com programação especial de férias no mês de janeiro. O curso será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h30 às 12h, sobre o tema “(Re)conectando com a natureza: de onde vêm as plantas que eu como?”, voltado a crianças de 7 a 10 anos.
A programação tem como objetivo familiarizar e sensibilizar crianças (e os adultos com que convivem) sobre a origem dos alimentos vegetais e seu ciclo de vida, da semente à compostagem.
O Parque “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…
O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…
Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…
Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…
O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…
A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…