Jornalismo

Saúde anuncia 4ª dose contra Covid para imunossuprimidos

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pacientes adultos com baixa imunidade. A recomendação está em uma nota técnica.

Com isso, todas as pessoas imunossuprimidas acima dos 18 anos que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), devem receber mais uma injeção de reforço após quatro meses da última aplicação.

São considerados imunossuprimidos pessoas em tratamento de quimioterapia para câncer, transplantados, pessoas com HIV/aids, além de:

  • Imunodeficiência primária grave
  • Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
  • Uso de algumas drogas modificadoras da resposta imune
  • Pacientes em hemodiálise
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Na nota técnica, o governo também oficializa a redução no intervalo da dose de reforço de cinco para quatro meses na população acima dos 18 anos e reforça que, preferencialmente, deve ser utilizada a vacina da Pfizer na aplicação.

O ministério ainda reiterou que, para as pessoas que receberam o imunizante da Janssen, a recomendação é receber uma segunda aplicação da mesma vacina em um intervalo de, no mínimo, dois meses após ter recebido a dose única.

Como fica a vacinação

Quarta dose
Público: destinada a pessoas com baixa imunidade e com mais de 18 anos
Intervalo: quatro meses após a última dose
Vacina: preferencialmente Pfizer

Terceira dose
Público: destinada a todas as pessoas com mais de 18 anos
Intervalo: quatro meses após a última dose
Vacina: preferencialmente Pfizer, na ausência, podendo ser utilizados os imunizantes da AstraZeneca e Janssen

Segunda dose Janssen
Público: destinada a pessoas que fizeram uma dose da vacina da Janssen
Intervalo: dois meses após a última dose
Vacina: Janssen

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Colisão entre duas motos no Parque São Bento deixa um ferido grave e mobiliza helicóptero Águia

Na manhã desta segunda-feira (27), um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou uma vítima em…

2 minutos atrás

PF apreende mais de duas toneladas de maconha prensada no Paraná

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), composta pela Polícia Federal…

23 minutos atrás

Homem é morto a tiros dentro de adega na zona oeste de Sorocaba

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por volta das 22h desta segunda-feira…

27 minutos atrás

Homem é baleado em frente a bar na zona norte de Sorocaba

Um homem de 43 anos foi baleado na manhã de domingo (26), na Avenida Ipanema,…

3 horas atrás

Butantan procura voluntários para teste de vacina da gripe para idosos

O Instituto Butantan está abrindo inscrições para um estudo importante: o teste de uma nova…

3 horas atrás

Pesquisa aponta apoio de 86% à exigência de exame toxicológico para CNH nas categorias A e B

Uma pesquisa de opinião aponta que 86% dos brasileiros são favoráveis à exigência de exame…

17 horas atrás