Jornalismo

Brasil registra 12º caso da variante Ômicron, informa Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou na noite desta terça-feira (14) um novo caso de paciente contaminado com a variante Ômicron do novo coronavírus. São seis diagnósticos confirmados em São Paulo, dois no Distrito Federal, dois no Rio Grande do Sul, dois em Goiás.

Outros quatro casos estão em investigação em Minas Gerais. Não há registro de quadros graves entre eles.

A Ômicron tem gerado temores de que a grande quantidade de mutações na proteína spike do coronavírus, usada pelo vírus para infectar as células, possa significar que a variante escape da imunidade induzida por vacinas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 77 países já relataram casos de Ômicron.

Na última segunda-feira (13), o Reino Unido confirmou a primeira morte causada pela variante. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson alertou sobre a crença de que a nova cepa é menos mortal que as anteriores e fez um apelo em favor da vacinação.

Ômicron e vacinas: o que se sabe até agora

Fabricantes de imunizantes afirmam que, embora haja a possibilidade de que as vacinas existentes sejam menos eficazes contra a Ômicron, é provável que protejam os infectados pela nova variante contra quadros graves da Covid-19.

Os estudos, ainda preliminares, mostram que a nova cepa pode escapar parcialmente de uma primeira barreira de proteção oferecida pelos imunizantes. E sugerem um caminho: doses de reforço.

Considerada uma variante de preocupação pela OMS, a Ômicron foi identificada na África do Sul em 24 de novembro. O temor tem relação não só com o número de mutações, mas com a localização dessas variações dentro do vírus. Das 50 alterações genéticas na cepa, 32 estão na proteína spike, aquela que permite a entrada do vírus nas células humanas.

Grande parte das vacinas usa a proteína spike para induzir a resposta imune – por isso, alterações nessa parte do vírus preocupam tanto.

As primeiras pesquisas para testar o impacto da variante na proteção das vacinas ainda são preliminares, não foram revisadas por outros cientistas e coletaram poucos dados. Esses estudos são realizados em laboratório: cientistas analisam a interação entre amostras de sangue de vacinados (com anticorpos) e a nova variante. As primeiras conclusões são que há queda na capacidade da vacina de produzir anticorpos que neutralizam a Ômicron – o que os cientistas já esperavam.

Segundo uma pesquisa realizada na África do Sul com 12 pessoas, houve declínio de 41 vezes nos níveis de anticorpos neutralizantes contra a nova variante em vacinados com a Pfizer.

O estudo, do Instituto de Pesquisa em Saúde de Durban, também mostrou que a proteção parece ser maior entre os que já tinham se infectado antes de tomar a vacina.

Para Alex Sigal, virologista que conduziu o estudo, os dados trazem boas notícias, apesar de ser preocupante a queda de anticorpos. Ele temia que as vacinas pudessem não fornecer proteção contra a variante. Havia o risco de que a Ômicron tivesse encontrado uma nova “porta” para entrar nas células – o que tornaria os anticorpos de vacinas inúteis.

“Está claro com os dados preliminares que a proteção é aumentada com uma terceira dose da nossa vacina”, disse Albert Bourla, CEO da Pfizer. Ele também disse que é possível que a população venha a precisar de uma quarta dose. Uma vacina adaptada estaria disponível “até março”, segundo a farmacêutica.

Na mesma linha, o cientista Xiangxi Wang, pesquisador principal do Laboratório de Infecção e Imunidade do Instituto de Biofísica da Academia Chinesa de Ciências, afirmou que uma terceira dose da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, produz anticorpos capazes de reconhecer a Ômicron.

A AstraZeneca informou que a plataforma de vacina desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford “permite responder rapidamente a novas variantes que possam surgir”. A Johnson & Johnson afirmou que está testando amostras para medir a atividade neutralizante da Janssen contra a Ômicron. Paralelamente, a companhia busca uma vacina específica para a variante “e vai desenvolvê-la, conforme for necessário”, declarou.

Com informações do Portal R7

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single "Bring Your Love", que fará parte do disco "Confessions II". O…

6 horas atrás

Polícia:  familiares afirmam que menino atropelado e morto por motorista alcoolizado estava na calçada

O corpo de Willian Henrique Santos de Lima, de 10 anos, foi enterrado na manhã…

8 horas atrás

Governo quer usar dinheiro esquecido em banco por correntistas para bancar o Desenrola 2.0

O governo estuda usar o dinheiro esquecido pelas pessoas em contas bancárias para capitalizar o…

9 horas atrás

Suspeito é acusado de tentar matar Trump em jantar de correspondentes

O suspeito de disparar tiros no jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca foi…

9 horas atrás

Premiê da Alemanha diz que Irã humilha os EUA nas negociações

O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (27) que o Irã estava humilhando os Estados Unidos nas negociações de…

10 horas atrás

Papa Leão XIV abençoa bebê de família de Sorocaba em visita emocionante no Vaticano

Um momento de fé e emoção marcou a visita de uma família de Sorocaba ao…

10 horas atrás