Jornalismo

Polícia cumpre mandados de prisão por morte de meninos em Belford Roxo

A operação da Polícia Civil do Rio na comunidade do Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para cumprir 56 mandados de prisão e finalizar o inquérito em andamento na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), sobre o desaparecimento dos meninos Lucas Matheus, de 9 anos; Alexandre, de 11 anos e Fernando Henrique, de 12 anos, no dia 27 de dezembro do ano passado, resultou, até o momento, no cumprimento de 33 mandados de prisão.

Entre eles, 15 foram detidos na ação que começou hoje (9) cedo e tem a participação de 250 policiais da delegacia, do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Outros já estavam presos.

As investigações da Polícia Civil indicaram que os meninos foram mortos por traficantes da comunidade com autorização de um chefe de facção que controla a venda de drogas na região. O motivo seria um suposto roubo de uma gaiola de passarinho pelas crianças. Moradores da comunidade do Castelar, os meninos foram vistos pela última vez, como mostraram imagens de câmeras de segurança, próximos de uma feira livre da região.

A polícia apurou que o chefe da facção na Castelar não foi informado de que se tratavam de meninos quando recebeu o pedido do gerente para a autorização. O desaparecimento dos meninos teve muita repercussão e, por isso, o traficante apontado pelo assassinato foi morto como queima de arquivo no Conjunto de Favelas da Penha, na zona norte, para não atingir os integrantes do grupo.

Durante o inquérito, após o depoimento de um homem, que denunciou a participação de um irmão no crime de ocultação dos corpos, os policiais fizeram uma operação com a participação de bombeiros para tentar localizar as ossadas em um rio da região. As equipes chegaram a encontrar uma ossada, mas não foi identificada como sendo de um dos meninos.

A Polícia Civil fará uma coletiva de imprensa, ainda nesta manhã, na Cidade da Polícia para dar informações sobre as investigações e uma linha do tempo sobre o caso.

As informações são da Agência Brasil. Foto: Reprodução.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Com Wagner Moura, Oscar divulga todos os apresentadores de 2026

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quarta-feira (11), o quarto e último grupo de…

6 horas atrás

Mulher haitiana é encontrada morta atrás da própria casa em Votorantim

Foto: Divulgação Uma mulher haitiana de 39 anos foi encontrada morta atrás da própria casa…

6 horas atrás

Acelera Gpaci segue com venda de bilhetes para sorteio de carro 0 km até 27 de março

https://youtu.be/RH7PW5P4x7E O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência no tratamento do…

8 horas atrás

Após 48h, motoristas fazem nova paralisação dos ônibus em Sorocaba

Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…

9 horas atrás

GURI tem 3 mil vagas em Sorocaba e região e prazo vai até sexta-feira

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…

9 horas atrás

VÍDEO: Adolescente pede socorro à PM e ajuda a salvar mãe vítima de violência doméstica

Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…

9 horas atrás