Jornalismo

Toyota inicia hoje o 3ª turno de produção na fábrica de Sorocaba

Anunciado em setembro de 2021, o terceiro turno na fábrica da Toyota em Sorocaba começa nesta segunda-feira (29). Segundo a Toyota do Brasil, foram criadas vagas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia. Até o momento, foram contratadas no total 459 pessoas para o terceiro turno.

Além disso, com o terceiro turno, a produção anual da fábrica da montadora japonesa em Sorocaba saltará das atuais 122 mil unidades para 158 mil, um incremento de 30% no volume.

Ainda conforme a montadora japonesa, o início do terceiro turno na unidade de Sorocaba tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e do modelo Corolla Cross.

A Toyota do Brasil informa ainda que a montadora atende à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina, e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da empresa.

“Com essa iniciativa, a unidade de Sorocaba se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina, em mais um passo da empresa na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e consequente avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região”, destaca a Toyota.

37% das vagas foram preenchidas por mulheres 

De todas as vagas criadas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia, 37% foram preenchidas por mulheres. A informação é da Toyota do Brasil.

De acordo com a montadora japonesa, as contratações para o terceiro turno da  fábrica em Sorocaba tiveram como premissas condições de igualdade e mais inclusão de gênero.

Ainda segundo a empresa, o aumento da participação feminina nas plantas faz parte da jornada de equidade da Toyota, iniciada em 2020. “Contratadas para a produção dos modelos Corolla Cross, Yaris (hatch e sedã) e Etios, também nas duas versões, as novas colaboradoras representam um grande avanço em um setor historicamente masculino”, aponta a empresa.

A Toyota do Brasil informa ainda que algumas mudanças já haviam sido implementadas na Toyota, quando essa jornada foi implementada, em 2020.

“Como a adaptação dos uniformes na operação para mulheres e condições de trabalho que permitam a permanência feminina na empresa, com a possibilidade de extensão da licença-maternidade, atenção no retorno das mães e flexibilidade de horário”, destaca Celso Simomura, diretor de Recursos Humanos da Toyota para América Latina e Caribe.

Simomura ressalta que de 2 mil candidatos inscritos, 37% eram mulheres, muitas incentivadas por cônjuges, parentes próximos, ou até mesmo indicações de colaboradores internos, que participaram ativamente para o preenchimento das vagas.

“O empenho e a dedicação de todos foram tão grandes, que nossas expectativas foram superadas, mostrando que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a inclusão em nossas plantas”, reforça o diretor de Recursos Humanos.

“Tivemos muitos aprendizados em 2018, quando contratamos 120 mulheres e iniciamos a nossa jornada da equidade. Colhemos excelentes resultados dessa iniciativa, na qual todos os envolvidos, independentemente do gênero, contribuíram para a melhoria contínua, aumento da eficiência operacional e maior troca de experiência”, acrescenta Celso.

“Com o início do terceiro turno, a Toyota reforça seu compromisso com o objetivo de melhorar a participação feminina na empresa e garantir uma sociedade mais igualitária, direcionando cada vez mais energia e recursos na busca por mais equidade”, acrescentou Simomura.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Homem morre após ser atropelado por carro em rodovia de Porto Feliz

Um homem morreu após ser atropelado por um carro na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em…

3 horas atrás

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso…

3 horas atrás

Governo de SP anuncia pacote de investimentos de R$ 1,4 bi para o agronegócio

A abertura da Agrishow foi marcada pela renovação do compromisso do Governo do São Paulo…

4 horas atrás

Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade…

5 horas atrás

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de…

6 horas atrás

Universitários de SP criam projeto com jogo didático inclusivo para surdos

Os alunos Amanda Pereira, Ana Paula Silva, Edilene Aparecida Galvão, Jean Cesar de Lima, Lívia…

7 horas atrás