Jornalismo

Santa Casa de Sorocaba recebe entrega oficial de usina solar da CPFL

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba recebeu, na tarde desta quarta-feira (10), a entrega oficial das placas solares instaladas no hospital pela CPFL Piratininga.

O sistema fotovoltaico teve investimento de R$ 1,6 milhões, que foi viabilizado pelo programa ‘CPFL nos Hospitais’.

Outras unidades da cidade, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden e o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), também serão beneficiadas com o projeto.

A cerimônia, realizada de forma híbrida, contou com a presença de representantes da empresa de energia, do gestor da Santa Casa padre Flávio Jorge Miguel Júnior, do chefe de gabinete da Prefeitura de Sorocaba André Moron, além de colaboradores do hospital e profissionais de imprensa.

No evento, o padre expressou gratidão ao programa que já contemplou 324 unidades de saúde. “Vai além da parte humana, pois abrange muitos hospitais. Agora podemos compartilhar, com os doentes e os mais pobres, essa maravilha que nós recebemos”, disse.

Segundo André Moron, o serviço na UPA do Éden está em andamento e está previsto para ser entregue até o fim deste ano. Já as obras do CHS devem ser entregues no primeiro semestre de 2022.

A usina solar da Santa Casa proporciona uma redução prevista de cerca de 457,8 MWh ao ano, consumo equivalente ao de 193 residências por mês. Em dinheiro, esse valor aliviaria as contas de energia em até R$ 225 mil anualmente. A obra ainda evita a emissão de 34,35 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o que equivale ao plantio de 206 novas árvores.

Para o gestor do hospital, o projeto vai muito além de uma questão sustentável. “É um grande projeto da CPFL junto aos hospitais filantrópicos, como a Santa Casa, que também abrange uma questão importante que é a economia. Hoje, o hospital tem um gasto muito alto com a energia elétrica. Aproveitando a energia solar das fotovoltaicas, esperamos uma mais economicidade, além de uma melhor qualidade de vida para os munícipes que aqui estão internados”, destaca.

Padre Flávio ainda ressaltou que a cidade também foi contemplada com troca de 1.459 lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômica e duradoura, para iluminação pública. “Toda ação solidária é importante para nós. Seja na parte de energia elétrica ou quando recebemos doação de alimentos. Quanto mais economia dentro da gestão hospitalar, mais dinheiro temos para cuidar melhor da população”, finaliza.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Wilma Antunes

Foto: Fábio Rogério/ JCS

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada na manhã…

2 horas atrás

Últimos dias para ajudar o hospital participando da promoção Acelera GPACI

A Promoção Acelera GPACI vai sortear, no dai 25 de maio, um Hyundai HB20 zero…

4 horas atrás

Cenário de guerra e terra arrasada é o que se vê no Rio Grande do Sul

O capitão da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Roberto Farina Filho, foi entrevistado…

4 horas atrás

Polícia prende 30 em operação contra tráfico de drogas no interior de SP

A Polícia Civil prendeu pelo menos 30 pessoas em uma operação contra o tráfico de…

4 horas atrás

PROGRAME-SE 16/05/2024

No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para o último encontro do projeto de leitura na Biblioteca…

4 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 16/05/2024

Cinco profissões que terão grande demanda, mas que ainda nem existem. Até 2030, 85 milhões…

4 horas atrás