A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na madrugada desta segunda-feira (13), a operação denominada de “Ripley”, visando a prisão de criminosos com falsas pesquisas sobre a Covid-19.
Conforme apurado ao longo das investigações, os integrantes da associação criminosa passavam-se por servidores do Ministério da Saúde, ligavam para as pessoas e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença. No entanto, eles buscavam mesmo informações para “clonar” o aplicativo de WhatsApp das vítimas.
Após conseguirem a lista de contatos do Whatsapp das pessoas, os criminosos mudavam a dinâmica dos golpes e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos.
Os policiais civis da DEIC Sorocaba conseguiram desarticular tanto o núcleo operacional, como o núcleo financeiro da associação criminosa.
Nesta manhã, cinco pessoas foram presas no bairro de Itaquera, na capital paulista. Foram cumpridos ainda doze mandados de busca e apreensão e diversos dispositivos eletrônicos e comprovantes das fraudes apreendidos.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Sorocaba. Foto: Reprodução.
A Semana de Vacinação nas Escolas começou nesta sexta-feira (24) com a meta de imunizar…
O Congresso Nacional deve analisar, no próximo dia 30, o veto presidencial ao projeto que…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem intensificado, desde o início do ano,…
Um homem de 30 anos foi baleado e segue internado em estado grave após um…
O governo dos Estados Unidos cancelou o envio de uma delegação que participaria de negociações…
Um encontro político realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (25), reuniu…