Editorial

Editorial: Agir salva vidas (09/03/2021)

Começou neste mês a campanha de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo.

E uma das principais formas de prevenção é falar.

A campanha alerta que falar é a melhor solução, pois é durante a conversa, um diálogo, que a pessoa que está em aflição tem a oportunidade de desabafar, falar de seus sentimentos momentâneos e de pedir socorro por algo que a vem incomodando na vida.

A depressão é a principal causa de um suicídio e essa doença surge por conta de inúmeras questões de relacionamento, sociais, econômicas, enfim, de coisas que perturbam a alma e que, de alguma forma, precisam ser extirpadas.

Assim, ouvir uma pessoa em aflição é a melhor escolha para ajudá-la a vencer uma condição mental e psicológica que pode colocá-la em rota de colisão com a vida e acreditar que a única solução para o problema é a morte.

Aquele provérbio português já diz: “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”, assim, é importante que a pessoa tenha a oportunidade de manifestar aquilo que a incomoda profundamente.

Contudo, vale ressaltar que nem todo mundo que sofre de depressão está em risco de suicídio.

O tema da campanha Setembro Amarelo deste ano é: “Agir salva vidas”.

Aqui, no Brasil, a campanha é uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Essa data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), justamente com objetivo de chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do tema.

De acordo com o site oficial da campanha (setembroamarelo.org.br), as razões para a pessoa chegar ao ponto de tirar a própria vida podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio.

Conforme um estudo realizado pela Unicamp (Universidade de Campinas), 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A primeira medida preventiva é a educação.

Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto.

Atualmente, as coisas mudaram e essa barreira social foi derrubada e informações começaram a ser divulgadas sobre o tema, a fim de ajudar a sociedade a ter acesso a recursos de prevenção.

Saber quais as principais causas e as formas de ajudar podem ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida, isto é, uma morte a cada 45 minutos.

No Brasil, o CVV faz um trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, com a ajuda de cerca de 3 mil voluntários que trabalham atendendo a mais de 10 mil ligações por dia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem uma cartilha com recomendações para a prevenção do suicídio.

Nela, são apontadas 15 causas frequentes que influenciam na retirada da própria vida, como o uso de álcool e drogas, perda ou luto e outros transtornos mentais, como a esquizofrenia.

A maior parte dos casos são executados por pessoas com depressão, independente de sexo, faixa etária ou qualquer outra característica.

De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), é preciso sim falar com responsabilidade a respeito do suicídio.

Conforme dados da instituição, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos; para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano; a tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos e 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.

Portanto, considerando-se todos esses dados oficiais apresentados, é importante que você dedique parte de seu tempo para prestar atenção nas pessoas que ama, ficar atento a possíveis atitudes e comportamentos diferentes e buscar o diálogo, incentivar a pessoa a falar, pois isto é a melhor solução para se prevenir o suicídio.

Então, procure se informar sobre o tema, ouça as pessoas e, se necessário for, busque ajuda de profissionais e entidades, como o CVV, que são especialistas no assunto.

Lembre-se: “Agir salva vidas!”

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil chegou a 4 milhões de casos de dengue só em 2024 . Ao…

12 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba amplia orientação sobre queimadas na cidade

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira…

12 horas atrás

Ministério Público denuncia, por homicídio, motorista do Porsche, e pena pode chegar a 30 anos

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) apresentou denúncia, nesta segunda-feira (29), contra Fernando Sastre Filho,…

17 horas atrás

Em 2024, somente quatro estados brasileiros fecharão as contas no azul

De acordo com um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de…

19 horas atrás

Danilo Balas afirma que não desiste da sua pré-candidatura à prefeitura

O deputado estadual Dani Balas foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (29). Essa…

20 horas atrás

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o…

20 horas atrás