Jornalismo

Terceira dose da AstraZeneca visa imunizar contra futuras cepas, diz Fiocruz

O vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger afirmou nesta segunda-feira (19) que a possível aplicação de uma terceira dose de vacina da AstraZeneca tem como intuito imunizar a população contra futuras novas cepas de Covid-19 que possam surgir, e não as conhecidas atualmente.   

Krieger garantiu que duas doses da vacina de Oxford são suficientes para a imunização das pessoas contra todas as cepas do novo coronavírus atualmente em circulação, incluindo a variante Delta, originária da Índia. 

“Existe sim a possibilidade [da aplicação uma terceira dose], na prática caminha para a realização de uma nova aplicação, mas somente para futuras cepas…. duas doses contra a variante Delta segura bem”, destacou o vice-presidente.    

Epidemiologista e pesquisador da Fiocruz, Diego Xavier, também falou sobre o surgimento de possíveis novas cepas no Brasil. De acordo com ele, nenhuma variante conhecida atualmente tem um “escape vacinal”, ou seja, a capacidade de sobrepor a eficácia das vacinas.    

“Ainda não sabemos quais novas variantes que podem surgir, qual a força delas. Nenhuma dessas variantes tem escape da vacina (inutilizar a vacina), mas podemos ter sim uma cepa que traz uma redução na eficiência. Temos que analisar o período de validade de todas as vacinas, para decidir sobre reforços vacinais”, explicou Diego Xavier.  

Pelo menos 92 cepas do coronavírus circulam no Brasil, sendo a variante Delta a mais recente registrada em território nacional.

Além da variante originária da Índia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) demostra preocupação com outras duas cepas: a amazônica, conhecida como P.1, além da surgida no Reino Unido (B.1.1.7).

Com informações da CNN Brasil. Foto: Reprodução.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

12 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

15 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

17 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

17 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

17 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

17 horas atrás