Categorias: EditorialProgramas

Editorial: A guerra continua (11/06/2021)

O sinal de alerta foi dado novamente com relação à pandemia de Covid-19.

Com o aumento do número de pessoas doentes e internadas em UTIs Covid e em leitos hospitalares para o tratamento da doença, as autoridades municipais começaram a se mexer para recrudescer as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Em Indaiatuba, por exemplo, a prefeitura baixou decreto que prevê a cobrança de multa no valor de R$ 15 mil de quem for flagrado fazendo eventos ou aglomerações festivas.

Aqui, na Região Metropolitana de Sorocaba, a cidade de São Roque seguiu o mesmo exemplo e passará a aplicar multa no valor de R$ 10 mil, a partir deste final de semana, para as mesmas condições decretadas por Indaiatuba.

Em sua entrevista semanal no Jornal da Cruzeiro, às quartas-feiras,  o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ouviu a reclamação de muitos ouvintes, inclusive muitos deles sugerindo que o prefeito tomasse medidas mais drásticas na cidade, a fim de evitar a disseminação de uma terceira onda do coronavírus em Sorocaba.

Ontem, o prefeito anunciou medidas mais restritivas e aumentou a punição para quem organizar eventos e promover aglomerações de maneira clandestina.

Contudo, não decretou multa específica como ocorreu em outros municípios paulistas.

Em entrevista ao repórter Caio Rossini, no final da tarde de ontem, o secretário municipal da Saúde, Vinícius Rodrigues, descartou adotar medidas mais restritivas, porém, apelou para os sorocabanos colaborarem com o poder público e, assim, tentar evitar um desfecho pior para a cidade por conta do coronavírus.

O secretário reforçou no Jornal das 5 de ontem que um dos focos da prefeitura é conscientizar a população para que adote as medidas de prevenção contra a Covid-19, evitando aglomerações e festas clandestinas.

O titular da pasta afirmou que a situação pela qual passa Sorocaba com a ocupação de leitos em alta era prevista para o mês de julho, entretanto, ele e sua equipe técnica preveem que os casos possam cair dentro de duas ou três semanas.

Contudo, isso não significa que o sorocabano deva baixar a guarda para o novo coronavírus.

A pandemia ainda é uma realidade, e o vírus continua ameaçando a população mesmo com a campanha de vacinação contra a doença.

Ontem, o prefeito Rodrigo Manga anunciou o aumento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na cidade.

Sob a gestão de uma organização social, que assumiu o comando da UPH Zona Oeste na quarta-feira desta semana, o número de leitos nessa unidade aumentou.

A nova gestora já implatou 33 leitos Covid, sendo 10 de enfermaria e 23 de suporte ventilatório pulmonar, que são leitos que contam com a mesma estrutura de uma UTI.

Nos próximos dias, a ampliação alcançará 63 leitos, sendo 40 de enfermaria e 23 de suporte ventilatório pulmonar.

Será um investimento do governo municipal de 2 milhões, 880 mil e 420 reais, que serão pagos ao Instituto Soleil, vencedor do processo licitatório para a gestão da UPH Zona Oeste.

Apesar dos investimentos que vêm sendo feitos pelo governo municipal no combate à doença, o número de pessoas infectadas ainda cresce na cidade.

Ontem, por exemplo, a Secretaria da Saúde divulgou boletim epidemiológico pelo qual confirma esse crescimento dos casos de Covid-19.

Do dia 25 de abril até ontem, foram notificados mais 502 casos confirmados da doença, com 601 pessoas recuperadas, mas com 15 óbitos.

Então, é importante termos a consciência de que, mesmo estando vacinados, ou em processo de vacinação, precisamos continuar seguindo, rigorosamente, as medidas de prevenção ao coronavírus, que continua infectando e matando pessoas.

Temos de continuar nos esforçando para mantermos o afastamento social, evitar aglomerações e eventos desnecessários, pois, somente com essas medidas de prevenção e a vacinação é que conseguiremos, de uma vez por todas, vencermos essa guerra contra o coronavírus.

Portanto, não baixe a guarda, continue se prevenindo e protegendo quem você ama.

Juntos, vamos vencer esse mal!!!

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Procon Móvel atenderá em três locais na próxima semana

A unidade do Procon Móvel de Sorocaba estará em três endereços na próxima semana. A…

9 horas atrás

Dia da Língua Portuguesa: idioma é falado por 260 mi e abriga 400 mil palavras

Neste domingo (5), comemora-se o Dia da Língua Portuguesa, uma das mais faladas no mundo.…

9 horas atrás

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585…

10 horas atrás

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão a Copacabana, diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para a…

10 horas atrás

Depois de adiamentos, Congresso analisa vetos presidenciais nesta semana

Depois de diversos adiamentos, deputados e senadores se reúnem na quinta-feira (9) para a sessão…

10 horas atrás

Quase 2/3 das cidades foram afetadas pelas tempestades devastadoras no RS

Quase 2/3 das cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas tempestades devastadoras que ocorreram ao…

11 horas atrás