O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, negou nesta segunda-feira (5) o pedido contra a proibição de cultos e missas presenciais nas igrejas e templos do estado de São Paulo durante a fase emergencial, que foi decretada peço governo paulista e começou no dia 15 de março e segue até o dia 11 de abril.
Mendes se contrapondo à decisão do ministro Nunes Marques, que neste fim de semana autorizou o funcionamento dos locais religiosos em todo país.
O pedido de liminar foi feito pelo PSD em uma ação em que o partido questiona o decreto do governo de São Paulo, que instituiu medidas emergenciais destinadas ao enfrentamento da pandemia, entre elas, a proibição de cultos, missas e outras atividades religiosas com presença de público no estado.
“Em um cenário tão devastador, é patente reconhecer que as medidas de restrição à realização de cultos coletivos, por mais duras que sejam, são não apenas adequadas, mas necessárias ao objetivo maior de realização da proteção da vida e do sistema de saúde”, afirma Gilmar Mendes
“Quer me parecer que apenas uma postura negacionista autorizaria resposta em sentido afirmativo. Uma ideologia que nega a pandemia que ora assola o país, e que nega um conjunto de precedentes lavrados por este Tribunal durante a crise sanitária que se coloca”, completa o ministro.
Além disso, para Gilmar Mendes, cabe ao Poder Executivo, e não à Justiça, decidir sobre o que abre e fecha.
Ainda nesta semana, caberá ao plenário do Supremo dar a palavra final sobre a liberação, ou não, dos cultos e missas. O presidente do STF, ministro Luiz Fux, marcou o julgamento para esta quarta-feira (7).
Edição – Alessandra Santos
Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single "Bring Your Love", que fará parte do disco "Confessions II". O…
O corpo de Willian Henrique Santos de Lima, de 10 anos, foi enterrado na manhã…
O governo estuda usar o dinheiro esquecido pelas pessoas em contas bancárias para capitalizar o…
O suspeito de disparar tiros no jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca foi…
O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (27) que o Irã estava humilhando os Estados Unidos nas negociações de…
Um momento de fé e emoção marcou a visita de uma família de Sorocaba ao…