Categorias: Jornalismo

Doria anuncia restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo estado

O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (24) a restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h a partir desta sexta-feira (26) até o dia 14 de março, em todos os 645 municípios paulistas. Doria negou que a medida seja um lockdown, que seria o fechamento total das cidades, mas explicou que esse será um “toque de restrições” e não um toque de recolher.

Ele justificou que a medida atende à recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus após o recorde de internações por Covid-19 no estado. Hoje, há 6.657 pessoas internadas em UTI depois de serem diagnosticadas com o coronavírus, um recorde estadual desde o começo da pandemia no Brasil.

“Não temos a satisfação de fazer esse anúncio, mas temos a necessidade de aplicar uma medida dessa para garantir a vida das pessoas. Mortos não consomem, penalizam as famílias e entristecem as regiões paulistas”, disse o governador.

Doria citou ainda que uma medida semelhante é adotada nos países da Europa e em cidades paulistas e de outros estados.

A ideia da medida é proibir a aglomeração de pessoas neste horário, principalmente as festas clandestinas, para evitar a transmissão do vírus e quem não seguir a nova restrição será multado por descumprimento do Plano São Paulo. Os valores não foram detalhados.

Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente e por isso os trabalhadores deste locais, como farmácias e hospitais por exemplo, poderão circular nos casos de ida ou volta ao trabalho.

Segundo o governador Doria, quem estiver retornando para a casa, do trabalho de setores não essenciais, não será penalizado porque o foco a fiscalização será grupos de pessoas que possam estar nas ruas ou em estabelecimentos com aglomerações.

A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, lembrou que no Plano São Paulo os estabelecimentos podem funcionar na fase amarela até às 22h e na fase laranja até às 20h e por isso já há uma circulação menor de pessoas após às 23h.

Haverá uma força-tarefa para fiscalizar estabelecimentos com a participação das Vigilâncias Sanitárias, Polícia Militar e Procon.

Os paulistas poderão usar um disque-denúncia para informar locais em que há aglomerações e a circulação de pessoas das 23h às 5h. O número é 0800-771 3541.

O coordenador geral do Centro de Contingência, Paulo Menezes, disse que o comitê já estava preocupado com o Carnaval e com o resultado do período, mesmo com muitos paulistas atendendo ao pedido de não ficarem em aglomerações.

Ele explicou que nos últimos 14 dias houve o aumento de 15% nas internações como reflexo deste período.

O médico disse que há a possibilidade dos leitos de UTI Covid ficarem esgotados dentro de três semanas se não houver medidas restritivas, diante do crescimento das hospitalizações e a chegada de novas variantes.

Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Operação “Paz e Proteção” aborda mais de 500 pessoas e reforça segurança em bairros de Sorocaba

As ações ocorreram em diversos bairros, como Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Campolim e Vitória Régia, entre…

2 horas atrás

Colisão entre duas motos no Parque São Bento deixa um ferido grave e mobiliza helicóptero Águia

Na manhã desta segunda-feira (27), um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou uma vítima em…

3 horas atrás

PF apreende mais de duas toneladas de maconha prensada no Paraná

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), composta pela Polícia Federal…

3 horas atrás

Homem é morto a tiros dentro de adega na zona oeste de Sorocaba

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por volta das 22h desta segunda-feira…

3 horas atrás

Homem é baleado em frente a bar na zona norte de Sorocaba

Um homem de 43 anos foi baleado na manhã de domingo (26), na Avenida Ipanema,…

5 horas atrás

Butantan procura voluntários para teste de vacina da gripe para idosos

O Instituto Butantan está abrindo inscrições para um estudo importante: o teste de uma nova…

6 horas atrás