Categorias: Jornalismo

Insumos para Fiocruz produzir vacina de Oxford chegam ao Brasil

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebeu no fim da tarde deste sábado (6) o lote da China com os insumos necessários para a produção das primeiras doses da vacina contra Covid-19 na unidade de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O primeiro lote de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) saiu de Xangai sexta-feira (5) e chegou ao país pelo aeroporto internacional do Rio de Janeiro. São cerca de 90 litros armazenados a -55ºC, suficientes para a produção de 2,8 milhões de doses. Estão previstos mais dois lotes em fevereiro, para os dias 23 e 28, e até junho serão enviados um total de 14.

Segundo o instituto, as primeiras 15 milhões de doses da vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, começarão a ser entregues a partir de 15 de março.

A partir do recebimento desses insumos, a primeira entrega, com 1 milhão de doses, deverá ocorrer na semana de 15 a 19 de março, ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Apesar de ajustes no início do cronograma, a fundação decidiu escalonar a produção ao longo dos primeiros meses para manter a meta de 100,4 milhões de doses até julho deste ano.

Durante os primeiros meses de produção, vacinas prontas vão continuar sendo importadas para não sobrecarregar. Em abril, a planta industrial do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) estará pronta para iniciar a incorporação tecnológica para a produção nacional de IFA.

A previsão é de que a validação dos processos esteja concluída em julho.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single "Bring Your Love", que fará parte do disco "Confessions II". O…

2 horas atrás

Polícia:  familiares afirmam que menino atropelado e morto por motorista alcoolizado estava na calçada

O corpo de Willian Henrique Santos de Lima, de 10 anos, foi enterrado na manhã…

4 horas atrás

Governo quer usar dinheiro esquecido em banco por correntistas para bancar o Desenrola 2.0

O governo estuda usar o dinheiro esquecido pelas pessoas em contas bancárias para capitalizar o…

5 horas atrás

Suspeito é acusado de tentar matar Trump em jantar de correspondentes

O suspeito de disparar tiros no jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca foi…

5 horas atrás

Premiê da Alemanha diz que Irã humilha os EUA nas negociações

O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (27) que o Irã estava humilhando os Estados Unidos nas negociações de…

6 horas atrás

Papa Leão XIV abençoa bebê de família de Sorocaba em visita emocionante no Vaticano

Um momento de fé e emoção marcou a visita de uma família de Sorocaba ao…

7 horas atrás