Categorias: EditorialJornalismo

Editorial: A evolução da vida (15/01/2021)

Sorocaba deverá se tornar a primeira cidade do país a receber o projeto de Indústria 4.0, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nesta semana, uma reunião definiu os rumos dessa iniciativa, que, para o entendimento de especialistas, é a saída para o Brasil recuperar os danos causados pela pandemia.

No Jornal das 5, de quinta-feira, o repórter André Fazano trouxe entrevista com o diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, que detalhou o projeto que está sendo desenvolvido com o objetivo de implantar na cidade o conceito de Indústria 4.0.

Tecnicamente, trata-se de uma nova revolução industrial baseada em evoluções tecnológicas que privilegiam a comunicação máquina a máquina; além de recursos da chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Por diversas vezes, no quadro Economia e Negócios, com o professor e economista Geraldo Almeida, o tema foi abordado pelo colunista que explica de forma didática a tendência tecnológica e a inovação.

Um dos principais erros para quem ainda não domina esse conceito é pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo na indústria.

Contudo, a inovação tecnológica tem mostrado que este campo é bem vasto e que muitas descobertas ainda podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar o país a deslanchar no segmento tecnológico.

Sorocaba e região têm uma planta muito bem consolidada com universidades e faculdades que servem de verdadeiros laboratórios para desenvolver o conhecimento.

No centro disso tudo, está o Parque Tecnológico de Sorocaba idealizado e inaugurado pelo então prefeito Vitor Lippi, atualmente deputado federal e que continua atuando nos braços da tecnologia e ciência.

No Parque Tecnológico da cidade, o espaço para a aplicação do conhecimento e desenvolvimento tecnológico e inovativo é o ideal para que Sorocaba emplaque de uma vez por todas nesse setor.

O Núcleo do Parque abriga a estrutura de gestão e administração do espaço, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções, com dois auditórios de 100 lugares e o outro com 500 lugares, e hall para exposições, além de uma ampla Área de Convivência com espaço para restaurante.

A estrutura está pronta e um dos principais fatores é o setor de incubação.

Muitas startups estão incubadas naquele espaço, onde seus membros atuam única e exclusivamente para desenvolver o conhecimento, elaborar projetos e aplicar conceitos que, de muito úteis, fizeram as incubadas acelerarem no mercado tecnológico com sua inovações ou criações.

Então, Sorocaba não tem do que reclamar quando se debate a questão tecnológica.

Com o programa de aceleração da Prefeitura de Sorocaba no Parque e os investimentos necessários para a operacionalização desse complexo, o prefeito Rodrigo Manga, assim como os então prefeitos Vitor Lippi e Renato Amary, pretende, finalmente, tornar Sorocaba uma Cidade Inteligente.

Com incentivos nas principais áreas de atuação: automobilística, energias renováveis, biomateriais, smart cities e economia criativa; o Parque Tecnológico está pronto para o futuro e para a Indústria 4.0.

A aplicação da internet das coisas, inteligência artificial, big data são características da Indústria 4.0 que podem ser encontradas facilmente no Parque Tecnológico de Sorocaba.

A contrapartida desse centro tecnológico sorocaba é justamente as parcerias com diversas instituições que permitem uma ajuda importante e necessária para o desenvolvimento da indústria de Sorocaba e região.

Como disse Nelson Cancellara, o diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba, o prefeito Rodrigo Manga quer que o PTS volte a sua origem, que é criar, inovar e empreender para o povo de Sorocaba e região.

De fato, já passava da hora de o governo municipal investir no desenvolvimento do parque que, ao longo de seus poucos anos de existência, vem ajudando muitos empreendedores, microempresários e empresários a recolocar o vagão nos trilhos e seguir a evolução tecnológica, ou melhor, a evolução da vida.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil chegou a 4 milhões de casos de dengue só em 2024 . Ao…

12 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba amplia orientação sobre queimadas na cidade

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira…

12 horas atrás

Ministério Público denuncia, por homicídio, motorista do Porsche, e pena pode chegar a 30 anos

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) apresentou denúncia, nesta segunda-feira (29), contra Fernando Sastre Filho,…

17 horas atrás

Em 2024, somente quatro estados brasileiros fecharão as contas no azul

De acordo com um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de…

19 horas atrás

Danilo Balas afirma que não desiste da sua pré-candidatura à prefeitura

O deputado estadual Dani Balas foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (29). Essa…

20 horas atrás

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o…

20 horas atrás