Categorias: Jornalismo

Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump e decisão vai para o Senado

O presidente dos EUA, Donald Trump, se tornou nesta quarta-feira (13) o primeiro da história do país a sofrer dois impeachments em um mandato. A Câmara dos Representantes aprovou, por 232 votos a favor (sendo 10 de republicanos) e 197 votos contra, com 5 abstenções, a proposta para afastar o republicano após a incitação que levou à invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, há uma semana, que teve 5 mortes e dezenas de feridos e presos.

Com isso, o processo continua com um julgamento no Senado, que poderia acontecer no fim desta semana, se uma sessão extraordinária fosse convocada pelo republicano Mitch McConnell, líder da maioria. O mais provável é que essa etapa seja realizada depois da posse do presidente eleito Joe Biden e dos novos membros do Congresso no dia 20, e pode envolver a perda de direitos políticos e outros privilégios de Trump.

Durante as mais de duas horas de debate na Câmara, a presidente da casa, a democrata Nancy Pelosi, chamou Trump de um “perigo imediato” para o país e disse que ele “deve sair”. Vários republicanos se manifestaram a favor do impeachment, coisa que não aconteceu no processo anterior, há um ano.

No total, os republicanos que votaram pelo afastamento de Trump foram Dan Newhouse (Washington), John Katko (Nova York), Jamie Herrera Beutler (Washington), Adam Kinzinger (Illinois), Fred Upton (Michigan), Liz Cheney (Wyoming), Peter Meijer (Michigan), Anthony Gonzalez (Ohio) e Tom Rice (Carolina do Sul). Um décimo representante do partido não declarou o voto publicamente.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Prefeitura de Sorocaba abre licitação de R$ 63 milhões para destinação de lixo

A Prefeitura de Sorocaba abriu uma licitação estimada em mais de R$ 63 milhões para…

20 minutos atrás

INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso

Criminosos estão usando um aplicativo falso em nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

30 minutos atrás

Procon alerta postos e amplia fiscalização contra aumentos abusivos de combustíveis

O Procon Sorocaba informou que irá intensificar a fiscalização dos preços dos combustíveis nos postos…

30 minutos atrás

Justiça fixa mínimo de 50% da frota em caso de novas paralisações de ônibus em Sorocaba

A Justiça do Trabalho determinou que o Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Sorocaba mantenha…

36 minutos atrás

Supremo decide se mantém prisão de Vorcaro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (13) o julgamento virtual…

36 minutos atrás

Distribuidoras pedem mais importação de diesel pela Petrobras

As distribuidoras de combustíveis sugeriram ao governo federal que a Petrobras amplie a importação de…

38 minutos atrás