Categorias: Jornalismo

Procon Sorocaba vai fazer ‘Operação Natal’ a partir de segunda-feira (14)

Com a aproximação do Natal muitos consumidores devem procurar as lojas do comércio local em busca de ofertas de produtos para presente, além de artigos de uso pessoal e doméstico. Por isso mesmo, o Procon Sorocaba realiza entre os dias 14 e 23 de dezembro sua Operação Natal de fiscalização no comércio local.

Serão verificados o desconto promocional ofertado, a precificação dos produtos na vitrine, verificação de preço na prateleira e no caixa, prazo de validade dos produtos, informação sobre os meios de pagamento e placas de informação. Em caso de irregularidade, o estabelecimento poderá ser autuado e multado em valor que pode variar entre R$ 600 e até mais de R$ 1 milhão.

O alerta aos consumidores pretende auxiliar para a realização das melhores compras e garantia dos direitos na relação comercial. E as dicas valem tanto para as compras em lojas físicas, quanto nas virtuais.

Segundo o Procon, é importante fazer um planejamento prévio do valor que se pretende gastar, pesquisa de preços à vista, juros, número, periodicidade de parcelas e o valor total a pagar em compras a prazo, além da possibilidade de troca do produto.

O consumidor que optar por compras on-line deve saber que tem direito de arrependimento, independente do motivo, no prazo de sete dias, a partir da data de recebimento do produto e com restituição total do valor pago, inclusive o frete. É preciso observar também se a embalagem do produto contém todas as informações em português.

A atenção do consumidor deve estar voltada, também, com sites duvidosos e que podem ser falsos.

Um cuidado é evitar o acesso às lojas através de links recebidos em mensagens, ou divulgados na internet, preferindo sempre digitar o endereço do estabelecimento no navegador.

Também é importante verificar o prazo de entrega do produto ou serviço, lembrando a tendência de atrasos neste período em decorrência do aumento da demanda nas transportadoras e nos Correios. O consumidor deve ainda exigir a nota fiscal que é o documento necessário em caso de utilização da garantia.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil prende dois homens por tráfico durante investigação de tentativa de homicídio em Sorocaba

Dois homens foram presos por tráfico de drogas na última segunda-feira (27), no bairro Vila…

10 minutos atrás

Moraes concede prisão domiciliar a “Fátima de Tubarão” e outros 18 idosos do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar a Maria de…

2 horas atrás

Operação nacional contra crimes sexuais infantis cumpre mandado em Porto Feliz

*Atualizada Às 9h49* Em Porto Feliz, na região de Sorocaba, foi cumprido nesta terça-feira (28)…

2 horas atrás

Agressão em Salto de Pirapora termina com homem ferido após briga

A Polícia Civil investiga uma agressão registrada na madrugada desta terça-feira (28), em Salto de…

2 horas atrás

Novo Desenrola permitirá uso do FGTS para renegociação de dívidas

O novo programa Desenrola, que vem sendo chamado de Desenrola 2.0, deve ser anunciado esta…

3 horas atrás

Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single "Bring Your Love", que fará parte do disco "Confessions II". O…

16 horas atrás