A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), identificou uma organização criminosa que em decorrência da pandemia de coronavírus e com o pretexto de ajudar a UNICEF no combate à fome, praticou diversos golpes.
Os criminosos se passavam por representantes de empresas conhecidas, inclusive internacionais, que pretendiam comprar embalagens e produtos alimentícios para que a UNICEF pudesse atender as milhares de pessoas necessitadas.
As vítimas, no afã de contribuir, entregavam os produtos com preços de custos, apostando na credibilidade dos supostos representantes da empresa; no entanto, meses depois, percebiam que se tornaram vítimas de um golpe, que atingiram cifras milionárias, uma vez que diversas carretas contendo mercadorias foram transportadas.
Após meses de investigação, foi possível apurar que a organização criminosa contratou contadores e profissionais da tecnologia da informação para que conseguissem praticar os crimes, mediante criação de documentos e sites falsos.
A DEIC de Sorocaba identificou os membros da organização criminosa, e através do trabalho de inteligência policial, valendo-se de métodos tradicionais e recursos modernos, obteve elementos substanciais , prendeu os criminosos e desarticulou o grupo criminoso.
Durante toda a investigação foram cumpridos cerca de 10 (dez) mandados de busca e apreensão, 2 (duas) pessoas foram presas e outras estão foragidas da justiça.
O prejuízo suportado pelas empresas chegou a cinco milhões de reais.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Sorocaba.
Edição – Cibelle Freitas.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quarta-feira (11), o quarto e último grupo de…
Foto: Divulgação Uma mulher haitiana de 39 anos foi encontrada morta atrás da própria casa…
https://youtu.be/RH7PW5P4x7E O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência no tratamento do…
Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…
Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…
Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…