Categorias: Jornalismo

Pfizer já poderá distribuir vacina contra Covid-19 após aprovação de agência americana

Primeira vacina contra a Covid-19 que deve ter aprovação da FDA (agência regulatória dos Estados Unidos), a BNT162b2 poderá ter a distribuição iniciada horas após o aval do órgão, informaram a Pfizer e a BioNTech, desenvolvedoras do imunizante, em comunicado nesta sexta-feira (20).

As duas empresas apresentaram hoje o pedido de registro emergencial da vacina. Estudos da fase 3 indicaram que o imunizante tem 95% de eficácia —43 mil voluntários participam dos testes, sendo cerca de 3.100 no Brasil — e não apresenta efeitos adversos graves.

Um terreno do tamanho de um campo de futebol na unidade da Pfizer em Kalamazoo, no estado do Michigan, foi transformado em uma “fazenda de freezeres”, com 350 equipamentos.

O esquema de logística montado pela Pfizer inclui uma extensa rede de armazenamento e distribuição do imunizante.

A empresa criou caixas especiais que utilizam gelo seco e podem transportar 5.000 doses da BNT162b2 em temperatura ultrabaixa por até dez dias.

“Cada caixa contém um sensor térmico habilitado com GPS para rastrear a localização e a temperatura de cada remessa de vacina. Depois de descongelado, o frasco da vacina pode ser armazenado por até 5 dias em condições de refrigeração (2°C a 8°C)”, diz a fabricante.

A Pfizer ressalta ainda que tem “expertise em transporte de cadeia de frio e possui uma infraestrutura estabelecida para fornecer a vacina em todo o mundo, incluindo centros de distribuição que podem armazenar as doses da vacina por até seis meses”.

Além do centro em Kalamazoo, contará também com uma unidade em Puurs, na Bélgica. Dezenas de caminhões e voos de carga vão carregar diariamente cerca de 7,6 milhões de doses a aeroportos.

Antes mesmo do registro aprovado, Pfizer e BioNTech já produzem a vacina. A expectativa é entregar cerca de 50 milhões de doses ainda neste ano. Outro 1,3 bilhão serão fabricadas ao longo de 2021.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Moraes concede prisão domiciliar a “Fátima de Tubarão” e outros 18 idosos do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar a Maria de…

37 minutos atrás

PF e PC fazem operação contra abuso sexual infantojuvenil em 26 estados e no DF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Nacional Proteção Integral IV, para cumprimento…

47 minutos atrás

Agressão em Salto de Pirapora termina com homem ferido após briga

A Polícia Civil investiga uma agressão registrada na madrugada desta terça-feira (28), em Salto de…

50 minutos atrás

Novo Desenrola permitirá uso do FGTS para renegociação de dívidas

O novo programa Desenrola, que vem sendo chamado de Desenrola 2.0, deve ser anunciado esta…

1 hora atrás

Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single "Bring Your Love", que fará parte do disco "Confessions II". O…

14 horas atrás

Polícia:  familiares afirmam que menino atropelado e morto por motorista alcoolizado estava na calçada

O corpo de Willian Henrique Santos de Lima, de 10 anos, foi enterrado na manhã…

17 horas atrás