Categorias: Jornalismo

Operação de combate à pedofilia na internet cumpre mandados em Sorocaba e Itu

A 7ª fase da Operação Luz na Infância cumpre sete mandados de busca e apreensão em Sorocaba e Itu, na manhã desta sexta-feira (7). O objetivo é identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A ação é realizada pelo Ministério da Justiça (MJ) e pela Polícia Civil.

Na região de Sorocaba, os trabalhos são conduzidos por policiais do 3º, 4º e 8º Distritos Policiais (DPs). Até o momento, na cidade, foram apreendidos computadores, celulares e pen-drives, informa o delegado Acácio Aparecido Leite, titular do 8º DP.

Ao todo, são cumpridos 137 mandados de busca e apreensão, em dez estados, bem como em mais quatro países. Os alvos serão endereços em Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Há também frentes de ação na Argentina, Panamá, Paraguai e nos Estados Unidos (EUA). Segundo o ministério, nos EUA, há medidas sendo cumpridas nas cidades de Knoxville, Nashville, Dallas, Raleigh e Pittsburgh.

Legislação

No País, a legislação prevê pena que varia de um a quatro anos para quem armazena conteúdo envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes. O compartilhamento de materiais desse tipo pode resultar em penas de três a seis anos e, no caso de produção de conteúdo relacionado a crimes de exploração sexual, a pena varia de quatro a oito anos de prisão.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Procurado por latrocínio é preso em São Roque após investigação de estelionato

Um homem procurado pela Justiça por latrocínio foi preso na terça-feira (10) pela Polícia Civil…

1 hora atrás

São Paulo tem primeiro caso de sarampo em 2026

Um bebê de seis meses, uma menina, é a primeira pessoa a contrair sarampo em…

1 hora atrás

Dois acusados são condenados a mais de 30 anos pela morte da universitária Beatriz Munhoz

A Justiça de São Paulo condenou dois dos quatro acusados de participação no assalto que…

2 horas atrás

Condenado por latrocínio é preso pela Polícia Civil após investigação sobre fraude em benefício assistencial

Um homem condenado pelo crime de latrocínio foi preso por policiais civis da Delegacia de…

2 horas atrás

Jovem suspeito de agredir motorista de ônibus em Sorocaba é detido em Salto de Pirapora

Um jovem de 19 anos, suspeito de agredir um motorista do transporte coletivo em Sorocaba,…

2 horas atrás

Aeroporto de Sorocaba pode integrar sistema remoto de controle de informações de voo

O Aeroporto de Sorocaba foi escolhido pela concessionária Rede VOA para integrar um projeto de…

2 horas atrás