Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje (29), em data especial, que serve de alerta à população.
O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar, motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.
O repórter Caio Rossini ouviu dois especialistas de Sorocaba sobre a prevenção, atendimento e tratamento dos casos de AVC.
A coordenadora de Neurologia da Santa Casa de Sorocaba, Raquel Ferri, explica que nos primeiros sintomas, a pessoa deve ser socorrida imediatamente.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.
O médico Mário Alberto, chefe do serviço da Neurocirurgia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba(CHS), afirma que há outras doenças que podem gerar o Acidente Vascular Cerebral.
Ouça a reportagem!
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar a Maria de…
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Nacional Proteção Integral IV, para cumprimento…
A Polícia Civil investiga uma agressão registrada na madrugada desta terça-feira (28), em Salto de…
O novo programa Desenrola, que vem sendo chamado de Desenrola 2.0, deve ser anunciado esta…
Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single "Bring Your Love", que fará parte do disco "Confessions II". O…
O corpo de Willian Henrique Santos de Lima, de 10 anos, foi enterrado na manhã…