Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje (29), em data especial, que serve de alerta à população.
O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar, motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.
O repórter Caio Rossini ouviu dois especialistas de Sorocaba sobre a prevenção, atendimento e tratamento dos casos de AVC.
A coordenadora de Neurologia da Santa Casa de Sorocaba, Raquel Ferri, explica que nos primeiros sintomas, a pessoa deve ser socorrida imediatamente.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.
O médico Mário Alberto, chefe do serviço da Neurocirurgia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba(CHS), afirma que há outras doenças que podem gerar o Acidente Vascular Cerebral.
Ouça a reportagem!
Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…
Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…
Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Crime Organizado no Senado aprovou, nesta…
O governo do Irã anunciou que a seleção nacional não participará da Copa do Mundo…
O Ministério de Minas e Energia (MME) criou uma Sala de Monitoramento do Abastecimento, que…