Categorias: Jornalismo

Mudas de árvores são doadas em sistema drive thru no Paço Municipal

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) iniciou hoje (10) a doação de mudas de árvores em sistema drive thru no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. A ação ambiental integra a programação de aniversário de 366 anos de fundação da cidade.

A iniciativa vai até esta quarta-feira (12), das 10h às 13h, e no total serão doadas 800 mudas.

A ideia é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajude na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

De acordo com a Sema, serão disponibilizadas mudas de ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), cereja-de-rio-grande (Eugenia involucrata) e pitanga (Eugenia uniflora). Cada morador poderá levar até quatro exemplares. As espécies frutíferas, como a pitanga e a cereja-de-rio-grande, por exemplo, são ideais para o plantio em quintais, assim como o ipê-rosa. Já a pata-de-vaca é indicada para calçadas, com ou sem fiação elétrica.

No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, com informações sobre as características de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro tem pneumonia grave, médicos apontam risco potencialmente fatal

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta o quadro de saúde mais delicado desde que começou a…

2 minutos atrás

Breque Nacional: Motoboys de Sorocaba anunciam paralisação neste fim de semana

Entregadores por aplicativo de Sorocaba e região devem interromper as atividades neste sábado (14) e…

3 horas atrás

EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai apurar se as medidas…

3 horas atrás

Ypê anuncia abertura de 80 vagas para expansão de complexos fabris do interior paulista

A Ypê, indústria brasileira líder no segmento de higiene e limpeza, anunciou nesta segunda-feira (02)…

5 horas atrás

Instituto Butantan entrega primeiros 6,9 milhões de doses da vacina da gripe de 2026 destinadas ao SUS

O Instituto Butantan realizou a primeira entrega de 6,9 milhões de doses da vacina Influenza…

6 horas atrás

GCM investigado por estupro é preso em flagrante com cocaína e maconha em Buri

Um guarda civil municipal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Buri,…

6 horas atrás