Categorias: Jornalismo

Alunos poderão cursar 4.° ano do Ensino Médio em 2021

Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (24) que anunciou o Plano de Retomada da Educação, o secretário da pasta, Rossieli Soares, disse que os alunos que quiserem poderão cursar o 4.º ano do Ensino Médio em 2021.

A ideia é que os estudantes possam se aprofundar nos conteúdos como forma de reforçar a preparação para vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Cursar mais um ano nesta etapa será opcional e não obrigatório.

Segundo o secretário os alunos de todas as fases serão acompanhados para que não tenham defasagem no ensino.

“Vamos trabalhar em conjunto para que nenhum aluno fique para trás e por isso trabalharemos em três fases: acolhimento sócio-emocional, recuperação — identificar em que nível estão — e prevenção do abandono e evasão escolar, o que mais preocupa neste momento”, afirmou Rossieli. A Secretaria também deve fazer a busca ativa de estudantes.

O Secretário também informa que o plano de recuperação deverá seguir até 2022, com material didático pensando no modelo híbrido, com aulas online e presenciais. “Há um impacto muito claro na educação. Até o final de 2022 é quando imaginamos que conseguiremos equilibrar a questão do aprendizado e, claro, o papel do professor é insubstituível”, afirmou Rossieli.

As regras para a educação infantil ainda não foram definidas. “Temos preocupação de que voltem, mas que os protocolos sejam rígidos para proteção de todos”, observou Rossieli.

Para o transporte escolar está previsto um afastamento entre os estudantes, possivelmente intercalando as cadeiras.

Volta com protocolos

O protocolo detalhado com as orientações de higienização e saúde deverá ser apresentado na primeira semana de julho e a previsão é que as aulas sejam retomadas a partir do dia 8 de setembro, levando em conta os critérios das fases do Plano SP de retomada econômica e a volta gradual com índices de 35%, 70% e 100% dos alunos nas escolas

Uma das recomendações da Secretaria é que seja feita a aferição da temperatura dos estudantes e profissioais na entrada da escola. Não será permitida a permanência de pessoas sintomáticas para a covid-19 na instituição de ensino. Pais e responsáveis devem aferir a temperatura dos estudantes antes de irem para a instituição. Em caso de um aluno com febre, o isolamento será realizado até que um responsável possa buscar na escola. Todos aqueles que fazem parte do grupo de risco devem ficar em casa.

No retorno, as entradas e saídas deverão ser organizadas para evitar aglomeração e fora de horário de pico principalmente do transporte público. Atividades devem ser realizadas ao ar livre e recreio em revezamento de turmas. Educação física também deverá manter o distanciamento e cuidado com a higienização dos equipamentos.

Todos deverão usar máscaras tanto estudantes como funcionários. A Secretaria informa que máscaras deverão ser distribuídas no retorno. Cada aluno e cada profissional deve ter uma caneca para tomar água, os bebedouros serão vetados.

Necessário que as escolas façam a higienização das salas de aula e superfície que serão tocadas pelos alunos. As famílias deverão ser informadas sobre o calendário de retorno e os protocolos de higiene com no mínimo 7 dias de antecedência.

As aulas deverão ser realizadas com as portas abertas e o espaço ventilado. Atendimento aos familiares deverá ser realizado via meios digitais.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro tem pneumonia grave, médicos apontam risco potencialmente fatal

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta o quadro de saúde mais delicado desde que começou a…

6 horas atrás

Breque Nacional: Motoboys de Sorocaba anunciam paralisação neste fim de semana

Entregadores por aplicativo de Sorocaba e região devem interromper as atividades neste sábado (14) e…

9 horas atrás

EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai apurar se as medidas…

9 horas atrás

Ypê anuncia abertura de 80 vagas para expansão de complexos fabris do interior paulista

A Ypê, indústria brasileira líder no segmento de higiene e limpeza, anunciou nesta segunda-feira (02)…

12 horas atrás

Instituto Butantan entrega primeiros 6,9 milhões de doses da vacina da gripe de 2026 destinadas ao SUS

O Instituto Butantan realizou a primeira entrega de 6,9 milhões de doses da vacina Influenza…

12 horas atrás

GCM investigado por estupro é preso em flagrante com cocaína e maconha em Buri

Um guarda civil municipal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Buri,…

12 horas atrás