Jornalismo

No Maranhão, navio com minério da Vale será afundado, diz Marinha

A sul-coreana Polaris Shipping, do navio que encalhou na costa do Maranhão há três meses transportando minério de ferro da Vale para a China, decidiu afundar a unidade. A decisão de afundar o navio, chamado de Stellar Banner, veio após relatórios de inspeções estruturais realizadas por representantes da sociedade classificadora da embarcação.

Segundo a Marinha, o afundamento deverá ser feito em águas profundas, a 150 quilômetros da costa maranhense e o navio já está sendo preparado para evitar danos ao meio ambiente. Estão sendo retirados resíduos oleosos, bem como objetos flutuantes ou de contaminantes a bordo.

“A Marinha do Brasil, por meio do Com4o DN e da Capitania dos Portos do Maranhão, continuará fiscalizando as atividades juntamente com as autoridades ambientais do estado do Maranhão e outras autoridades ambientais”, informou a Marinha em nota neste domingo.

A investigação no Stellar Banner foi possível com a flutuação da embarcação na semana passada. O procedimento conseguiu ser feito depois da retirada, em abril, de cerca de 145.000 toneladas de minério de ferro que estavam sendo transportados pelo navio sul-coreano.

Na época, já haviam sido retirados também mais de 3.900 metros cúbicos de óleo da embarcação. O óleo era uma das maiores preocupações relacionadas à embarcação devido aos possíveis danos ambientais.

O navio encalhou no Maranhão em fevereiro. A embarcação transportava 295.000 toneladas de minério de ferro da Vale e tinha como destino o porto de Qingdao, na China.

Informações da revista Exame.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Com Wagner Moura, Oscar divulga todos os apresentadores de 2026

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta quarta-feira (11), o quarto e último grupo de…

2 horas atrás

Mulher haitiana é encontrada morta atrás da própria casa em Votorantim

Foto: Divulgação Uma mulher haitiana de 39 anos foi encontrada morta atrás da própria casa…

2 horas atrás

Acelera Gpaci segue com venda de bilhetes para sorteio de carro 0 km até 27 de março

https://youtu.be/RH7PW5P4x7E O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência no tratamento do…

5 horas atrás

Após 48h, motoristas fazem nova paralisação dos ônibus em Sorocaba

Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…

5 horas atrás

GURI tem 3 mil vagas em Sorocaba e região e prazo vai até sexta-feira

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…

6 horas atrás

VÍDEO: Adolescente pede socorro à PM e ajuda a salvar mãe vítima de violência doméstica

Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…

6 horas atrás