Jornalismo

Servidores que atuarão no Hospital de Campanha recebem treinamento

Servidores da Secretaria da Saúde (SES), da Prefeitura de Sorocaba,que vão atuar no Hospital de Campanha participaram de um treinamento sobre situações de emergência nesta quarta-feira (20).
A capacitação ocorreu na Arena Multiuso, localizada nas margens da Rodovia Raposo Tavares, onde foi instalado o hospital.
As orientações foram destinadas apenas aos profissionais que atuarão na linha de frente, atendendo pacientes intermediários encaminhados pelas unidades de saúde do município. A iniciativa contou com a parceria do Centro Universitário Facens.
De acordo com a médica e coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência da SES, Irma Saboya, o treinamento foi planejado para acontecer durante dois dias junto aos servidores que se colocaram à disposição para atender no Hospital de Campanha.
O primeiro treinamento teórico foi realizado na Vigilância em Saúde, nesta terça-feira (19). Já o segundo, realizado nesta quarta-feira (20), foi dividido em dois blocos. No primeiro, médicos; enfermeiros; técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos, assistiram a um vídeo técnico orientando e explicando todos os protocolos necessários num atendimento de urgência aos pacientes com o novo coronavírus. A segunda parte do treinamento foi a prática nos leitos do próprio hospital, usando bonecos que simulam sintomas humanos.
Na primeira parte do treinamento prático, o enfermeiro e voluntário, Gilberto Leite, iniciou as instruções sobre higienização, paramentação (uso dos EPIs) e desparamentação (retirada dos EPIs) aos servidores. Essas orientações são essenciais para evitar o risco de contaminação pelo vírus. O voluntário também simulou situações envolvendo a necessidade de intervenção na via aérea para realizar atendimento de urgência.
Ao final do treinamento, a médica responsável pela área de Tecnologia em Saúde do Centro Universitário Facens, Karen Abrão, simulou o atendimento de um paciente em leito de estabilização, com respirador e monitor cardíaco. A ação foi feita em um boneco que reproduz sintomas humanos, como tosse e outras ações.
“Este treinamento foi muito importante para que os profissionais da linha de frente no combate à
pandemia possam salvar vidas e oferecer uma assistência técnica e segura. Cerca de 70 profissionais foram capacitados para trabalhar no hospital de campanha”, explicou a coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência da SES, Irma Saboya.
Parceria com a Facens
Para o treinamento, o Centro Universitário Facens, também doou caixas de intubação e de escudos faciais à Secretaria da Saúde (SES). Esses produtos foram produzidos no Fab Lab da Instituição de Ensino. Além disso, a Facens ainda emprestou o boneco que simula sintomas humanos por meio de recurso tecnológico e disponibilizou o laboratório.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba confirma a 14ª morte por Dengue na cidade

A prefeitura de Sorocaba confirmou a morte de um homem de 83 anos, por dengue.…

18 horas atrás

Carreta da Alegria realiza ação beneficente no Parque das Águas

A Carreta da Alegria, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social…

18 horas atrás

Iperó promove Fórum Municipal sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças

O dia 18 de maio é uma data significativa e de reflexão em muitos lugares,…

20 horas atrás

Editorial: A solidariedade que salva vidas 17/05/2024

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul já deixou mais de…

22 horas atrás

Radar da Semana: Eleições 2024, a largada foi dada

O Radar da Semana desta sexta-feira (17) debateu o tema: Eleições, a largada foi dada.…

23 horas atrás

Sesc Sorocaba apresenta destaques do final de semana

Os destaques do final de semana começam na sexta às 20h, com o show de…

24 horas atrás