Jornalismo

Premiê diz que Reino Unido começará cuidadoso relaxamento

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse neste domingo (10) que o isolamento contra o coronavírus ainda não acabará e pediu que as pessoas “fiquem alertas” aos riscos, ao mesmo tempo em que explicou seu plano para aliviar as medidas que fecharam boa parte da economia por quase sete semanas.
Embora as orientações sejam para a Inglaterra, o governo britânico quer também que as outras nações do Reino Unido – Gales, Escócia e Irlanda do Norte – adotem a mesma abordagem, mas houve divisões imediatas, com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, dizendo que permaneceria com a mensagem “fique em casa”.
Johnson anunciou um limitado afrouxamento das restrições, incluindo permitir que pessoas façam exercícios ao ar livre com mais frequência e encorajando aqueles que não podem trabalhar em casa a retornar aos seus empregos.
“Não é o momento de simplesmente encerrar o isolamento esta semana”, disse Johnson, em discurso transmitido pela televisão. “Em vez disso, tomaremos os primeiros passos, com cuidado, para modificar nossas medidas”.
O governo foi criticado pelos partidos de oposição e outros pela maneira como lidou com a pandemia, e o primeiro-ministro tem receio de tirar o pé do freio cedo demais. O total de mortes por coronavírus no Reino Unido –31.855– é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A maioria dos casos e mortes aconteceu na Inglaterra.
A decisão do governo de substituir seu slogan “fique em casa” atraiu críticas de partidos de oposição, que argumentam que “fiquem alertas” é muito ambíguo.
Em sua conta no Twitter, Johnson postou regras do governo que incluem “fique em casa o máximo possível”, “limite o contato com outras pessoas” e “mantenha distância se sair de casa”.
No discurso, o primeiro-ministro disse que as pessoas deveriam continuar trabalhando em casa, se pudessem, mas que, a partir desta segunda-feira, os que não puderem, como quem trabalha em construção ou manufatura, “deveriam ser encorajados a voltar ao trabalho”.
A partir de quarta-feira (13), as pessoas poderão fazer um número ilimitado de exercícios ao ar livre, disse Johnson, poderão se sentar ao sol em seus parques locais, ir para outros destinos e praticar esportes com moradores de suas casas.
Até agora, as pessoas podiam fazer exercícios ao ar livre uma vez por dia, na região em que moram e, apesar de os dias recentes terem clima quente, não deveriam ir a parques para pegar sol.
As regras de distanciamento social precisam ser obedecidas, disse Johnson, acrescentando que multas podem aumentar contra aqueles que as quebrarem.
Ele detalhou um sistema de alerta que parte do nível 1, quando o vírus não está mais presente, para o nível 5, o mais crítico, que permitirá ao governo monitorar diferentes partes da Inglaterra e diminuir ou aumentar as restrições onde for necessário.
Com informações da Agência Brasil. 

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro tem pneumonia grave, médicos apontam risco potencialmente fatal

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta o quadro de saúde mais delicado desde que começou a…

5 horas atrás

Breque Nacional: Motoboys de Sorocaba anunciam paralisação neste fim de semana

Entregadores por aplicativo de Sorocaba e região devem interromper as atividades neste sábado (14) e…

8 horas atrás

EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai apurar se as medidas…

8 horas atrás

Ypê anuncia abertura de 80 vagas para expansão de complexos fabris do interior paulista

A Ypê, indústria brasileira líder no segmento de higiene e limpeza, anunciou nesta segunda-feira (02)…

10 horas atrás

Instituto Butantan entrega primeiros 6,9 milhões de doses da vacina da gripe de 2026 destinadas ao SUS

O Instituto Butantan realizou a primeira entrega de 6,9 milhões de doses da vacina Influenza…

11 horas atrás

GCM investigado por estupro é preso em flagrante com cocaína e maconha em Buri

Um guarda civil municipal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Buri,…

11 horas atrás