Jornalismo

Sorocaba inicia testes rápidos da COVID-19 nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (04), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a utilização de testes rápidos para os casos da Covid-19 no município. O objetivo é obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para o enfrentamento da pandemia.
De acordo com a SES, os mil testes rápidos foram doados pelo Shopping Iguatemi e serão utilizados de forma estratégica. Os testes ficarão centralizados na Vigilância Epidemiológica Municipal, que será o setor responsável em receber as amostras de sangue das unidades de saúde.
Com esse novo recurso na cidade, profissionais da segurança, familiares que vivem no mesmo domicílio de profissionais da saúde e segurança, idosos, doentes crônicos e população economicamente ativa, poderão ser testados a partir do oitavo dia de sintoma da síndrome gripal. Essas pessoas deverão procurar uma das unidades de saúde da rede municipal, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Urgência e Emergência.
A intenção com a realização dos testes rápidos é mensurar o número de indivíduos com Síndrome Gripal infectados pelo novo coronavírus e saber como se comporta a doença na cidade. O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada, ou recuperada da infecção.
Além disso, Sorocaba continuará seguindo a orientação do Estado em testar pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. Nesses casos, os testes são feitos por meio da coleta de swab (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa).
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, mais testes rápidos devem chegar em Sorocaba a partir da segunda semana de maio. Dessa vez, serão enviados pelo Ministério da Saúde para que a testagem seja intensificada na cidade.
 
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

Mulher haitiana é encontrada morta atrás da própria casa em Votorantim

Foto: Divulgação Uma mulher haitiana de 39 anos foi encontrada morta atrás da própria casa…

7 minutos atrás

Acelera Gpaci segue com venda de bilhetes para sorteio de carro 0 km até 27 de março

https://youtu.be/RH7PW5P4x7E O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência no tratamento do…

2 horas atrás

Após 48h, motoristas fazem nova paralisação dos ônibus em Sorocaba

Os motoristas de ônibus estão realizando uma nova paralisação nos terminais de Sorocaba na tarde…

3 horas atrás

GURI tem 3 mil vagas em Sorocaba e região e prazo vai até sexta-feira

Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura,…

3 horas atrás

VÍDEO: Adolescente pede socorro à PM e ajuda a salvar mãe vítima de violência doméstica

Uma mulher vítima de violência doméstica foi socorrida pela Polícia Militar após pedir ajuda à…

4 horas atrás

CPI do Crime mira braço do PCC na Faria Lima e “A Turma” do Master

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Crime Organizado no Senado aprovou, nesta…

4 horas atrás