O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, presta depoimento neste sábado na sede da Polícia Federal em Curitiba, dentro do inquérito que apura as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF, ao solicitar informações sobre investigações que estavam em andamento.
O presidente negou os fatos apresentados e acusou o ex-ministro de condicionar a mudança na PF à promessa de uma vaga no STF — o que Moro, por sua vez, também refuta.
Diante das declarações, a Procuradoria Geral da República pediu, e o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de um inquérito para investigar o que disse Moro. Na quinta-feiram, o ministro Celso de Mello, relator do caso no STF, decidiu que a Polícia Federal deveria ouvir o ex-ministro em até cinco dias, e o depoimento foi então marcado para este sábado.
O objetivo do inquérito no Supremo é apurar se foram cometidos os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.
Moro pediu demissão do cargo no dia último dia 24 depois que o presidente Jair Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal, Mauricio Valeixo. Na sequência, Bolsonaro nomeou para o cargo o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, que é amigo da família do presidente. A nomeação, no entanto, foi barrada pelo ministro do STF, Alexandre Moraes.
O nome de Jorge Messias, advogado-geral da União e indicado de Lula para assumir uma cadeira…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai limitar pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios para evitar…
A pedreira Ponte Alta da empresa Votorantim Cimentos foi interditada nesta quarta-feira (29), pelo Ministério do…
O prazo para os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame…
Apesar de a matrícula em unidades de educação infantil a partir dos 4 anos de…
A Prefeitura de Sorocaba confirmou a retomada do passe livre estudantil no transporte público municipal.…