Jornalismo

Isolamento social sobe para 57% em Sorocaba; índice está abaixo da média estadual

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Sorocaba ficou em 57% neste domingo (19), abaixo dos 59% da média registrada no estado de São Paulo.
Depois de alguns dias em queda, o índice da cidade voltou a subir. Na sexta-feira (17) o indicador era de 46% dos moradores em isolamento. No sábado (18), o índice subiu para 51%.
A central de inteligência do governo paulista analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O gráfico mostra a evolução do índice de isolamento dos moradores de Sorocaba, medido pelo governo de SP


No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.
Segundo o governo paulista, as informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.
Hoje (20), o repórter André Fazano conversou com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que falou sobre os dados do isolamento social.
Ouça!
Com informações do Governo do Estado de São Paulo
Edição – Alessandra Santos
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e apresenta piora da função renal, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star,…

42 minutos atrás

Anderson Silva anuncia que vai iniciar formação para atuar na polícia nos Estados Unidos

Um dos maiores nomes da história do MMA, o brasileiro Anderson Silva iniciou um novo…

2 horas atrás

Pesquisa aponta que 63% dos brasileiros sentem orgulho das indicações do país ao Oscar 2026

Uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec indica que a maioria dos brasileiros recebeu com entusiasmo a…

2 horas atrás

Incêndio em central de cabos mobiliza equipes de energia e telecomunicações no centro de Sorocaba

Equipes da concessionária de energia e de empresas de telecomunicações trabalham desde a manhã deste…

3 horas atrás

Antonelli faz história e conquista a pole do GP da China na Fórmula 1

O italiano Andrea Kimi Antonelli escreveu um capítulo histórico na Fórmula 1 neste sábado ao…

4 horas atrás

Polícia Civil promove seminário sobre saúde e segurança da mulher policial em Sorocaba

Nesta sexta-feira (13), foi realizado pela Academia de Polícia “Coriolano Nogueira Cobra” na sede da…

5 horas atrás