A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), auxiliará no atendimento do diagnóstico da COVID-19. O Laboratório de Viroses de Bovídeos do Instituto, que possui instalação de Biossegurança nível 3 (NB3), com sede na capital paulista, recebeu avaliação satisfatória do Instituto Adolfo Lutz, referência do Estado de São Paulo para a COVID-19, para prestar o atendimento durante a pandemia.
Segundo o Secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira, os exames poderão ser iniciados após finalizar adequações no laboratório e habilitação de seus técnicos pelo Instituto Adolfo Lutz. A perspectiva é atendimento de dez mil análises por mês, aproximadamente.
De acordo com a pesquisadora do Instituto Biológico responsável pelo Laboratório, Liria Okuda, duas servidoras do Laboratório de Viroses de Bovídeos passarão por treinamento no Instituto Adolfo Lutz. A pesquisadora destaca a importância da harmonização dos testes entre os laboratórios que irão atender o diagnóstico da COVID-19 para evitar erros de interpretação, o que comprometeria os resultados perante a comunidade.
Essa instalação estratégica NB3 permite a manipulação segura de materiais biológicos de origem animal e evita escape de microrganismos que acarretam doenças aos indivíduos. Esse nível de segurança impede, desta forma, o escape desses agentes que poderiam colocar em risco a comunidade com a exposição por inalação.
O Secretário Gustavo Junqueira ressaltou ainda que todo o time da Secretaria está empenhado e à disposição do estado e da população para trabalhar no combate à pandemia, além de garantir o abastecimento. “Se a curva epidêmica da Covid-19 ocorrer, conforme está sendo previsto, haverá necessidade de chamar mais profissionais da Secretaria para colaborar nesse atendimento. Alguns profissionais que atuam na área de sanidade animal já manifestaram interesse em colaborar. O diagnóstico será realizado de segunda a segunda, para darmos conta do atendimento. As atividades serão iniciadas assim que obtivermos os insumos diagnósticos e, principalmente, os equipamentos de proteção individual”, afirma Gustavo.
As informações são do Governo do Estado de São Paulo.
Com a baixa confirmada, a comissão técnica brasileira terá de buscar alternativas para recompor a…
Na hora de limpar a casa, quem tem animais de estimação precisa redobrar a atenção.…
Dois homens foram presos em flagrante nesta terça-feira (27) pela Polícia Civil, por meio da…
Dois homens foram presos por tráfico de drogas na última segunda-feira (27), no bairro Vila…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prisão domiciliar a Maria de…
*Atualizada Às 9h49* Em Porto Feliz, na região de Sorocaba, foi cumprido nesta terça-feira (28)…