Jornalismo

Permissionários vão à Justiça contra o estacionamento cobrado na Ceagesp

A Associação dos Permissionários no Ceagesp de Sorocaba (Apeceso) entrou com ação na Justiça Federal tentando impedir a realização de cobrança no estacionamento da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, em Sorocaba, (Ceagesp).
A cobrança foi anunciada na semana passada e não há processo licitatório para a escolha da empresa que vai operar o serviço a partir de segunda-feira (16).
A entidade alegou na ação violação aos principios constitucionais, como moralidade, legalidade, impessoalidade e publicidade, entre outros, tudo diante da ausência de licitação. A Justiça Federal considerou que o fato narrado constitui suposta improbidade administrativa. Com isso, deu prazo de 15 para que a Associação dos Permissionários dê novas informações para o andamento do processo.
A Ceagesp terá prazo de 10 dias para que possa se manifestar sobre a questão. Por fim, houve a solicitação para que o Ministério Público Federal (MPF) se manifeste sobre o caso.
Quem pagará
A Ceagesp afirmou que todo carro de passeio visitante terá de pagar o valor, que não foi divulgado. “Caminhões e utilitários não pagarão, pois, atendem ao mercado de atacado”, afirma. “O permissionário não pagará e terá direito a uma vaga por box, módulo, etc. Se um permissionário tiver 10 boxes, ele terá 10 vagas — que serão fornecidas por meio de cadastramento do permissionário, onde ele receberá um cartão, podendo distribuir o excedente aos seus funcionários”, lembra. “Aconselhamos os permissionários que têm muitos funcionários e não terão tantas vagas a se conveniar ao estacionamento, para o excedente de funcionários”, sugere.
O sistema funciona da mesma forma que em shoppings. “A pessoa que vier aqui para comprar ou visitar irá tirar um tíquete e pagará nos contêineres localizados pelo entreposto”.
Melhorias
A Ceagesp, quando questionada sobre melhorias no local, afirmou que haverá, “a principio, a locação de cancelas, aumentando assim o controle de acesso, inibindo ambulantes não cadastrados e clandestinos em geral”. “Haverá seguro do pátio, conforme instituição, com a empresa arcando com qualquer dano a veículos. “[Haverá] mais vigilância tanto por pessoal quanto por câmeras, demarcação de solo e sinalização”, indica. A instituição não falou, por exemplo, sobre novo asfalto no local.
Licitação
Sobre o processo licitatório, a Ceagesp afirmou que o certame se dará após os estudos de implantação serem entregues. “Nesse estudo estará todo o custo de investimento e detalhes de como melhorar toda operação (nova portaria, piso novo e etc).”
O estacionamento será operado pela empresa Daccar Estacionamentos. Não foram informados os valores do contrato. O instrumento será em forma autorização de uso, um contrato precário com vigência de seis meses.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Operação “Paz e Proteção” aborda mais de 500 pessoas e reforça segurança em bairros de Sorocaba

As ações ocorreram em diversos bairros, como Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Campolim e Vitória Régia, entre…

1 hora atrás

Colisão entre duas motos no Parque São Bento deixa um ferido grave e mobiliza helicóptero Águia

Na manhã desta segunda-feira (27), um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou uma vítima em…

2 horas atrás

PF apreende mais de duas toneladas de maconha prensada no Paraná

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), composta pela Polícia Federal…

2 horas atrás

Homem é morto a tiros dentro de adega na zona oeste de Sorocaba

Um homem de 28 anos foi morto a tiros por volta das 22h desta segunda-feira…

2 horas atrás

Homem é baleado em frente a bar na zona norte de Sorocaba

Um homem de 43 anos foi baleado na manhã de domingo (26), na Avenida Ipanema,…

5 horas atrás

Butantan procura voluntários para teste de vacina da gripe para idosos

O Instituto Butantan está abrindo inscrições para um estudo importante: o teste de uma nova…

5 horas atrás