Jornalismo

Bolsonaro diz que provará que houve fraude na eleição de 2018

Jair Bolsonaro disse ter provas de que venceu as eleições presidenciais de 2018 no primeiro turno. A declaração foi dada nesta segunda-feira (9) durante um evento nos Estados Unidos.
Segundo o presidente, houve “fraude” nas eleições presidenciais. A fala do presidente também colocou em xeque a credibilidade da Justiça Eleitoral.
“Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude”, afirmou Bolsonaro. No entanto, o presidente não apresentou ou citou qualquer indicativo oficial para justificar sua fala.
Essa não é a primeira vez que o presidente questiona o resultado das urnas que deram a ele a vitória no segundo turno das eleições de 2018, com 57,8 milhões de votos válidos. Ainda durante a campanha eleitoral, um dos seus principais motes era questionar o funcionamento das urnas eletrônicas.
Logo depois do primeiro turno, o presidente gravou um vídeo afirmando que havia uma “possibilidade concreta” de perder as eleições para Fernando Haddad (PT) por fraude nas urnas eletrônicas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou depois a retirada do video das plataformas digitais.
Agora, o presidente voltou a dizer que poderia ter sido eleito no primeiro turno se não fosse uma fraude e que acredita ter tido muito mais votos do que foram computados no segundo turno. “Eu acredito até que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar, e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento”, afirmou.
Essa é mais uma disputa que Bolsonaro abre em poucas semanas, desqualificando críticos e opositores. Desde o início do ano, o presidente intensificou os ataques contra a imprensa, a quem acusa de mentir ao fazerem matérias críticas a seu governo e incentivou a participação nos protestos do dia 15 deste mês, que tem entre seus motes ataques ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal, os outros dois Poderes de Estado.
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Guerra no Oriente Médio: governo vai monitorar mercado de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou uma Sala de Monitoramento do Abastecimento, que…

14 minutos atrás

Goleiro Bruno é considerado foragido pela Justiça do Rio de Janeiro

O goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza é considerado foragido pela Justiça do Rio de…

48 minutos atrás

Procurado por latrocínio é preso em São Roque após investigação de estelionato

Um homem procurado pela Justiça por latrocínio foi preso na terça-feira (10) pela Polícia Civil…

3 horas atrás

São Paulo tem primeiro caso de sarampo em 2026

Um bebê de seis meses, uma menina, é a primeira pessoa a contrair sarampo em…

3 horas atrás

Dois acusados são condenados a mais de 30 anos pela morte da universitária Beatriz Munhoz

A Justiça de São Paulo condenou dois dos quatro acusados de participação no assalto que…

4 horas atrás

Jovem suspeito de agredir motorista de ônibus em Sorocaba é detido em Salto de Pirapora

Um jovem de 19 anos, suspeito de agredir um motorista do transporte coletivo em Sorocaba,…

4 horas atrás