Jornalismo

Documentos lideram ranking de objetos esquecidos no Poupatempo

Você sabia que as 76 unidades do Poupatempo contam com um setor de Achados e Perdidos? Em 2019, foram registrados 25,8 mil objetos esquecidos nos postos de todo o Estado. Destes, cerca de seis mil foram devolvidos aos seus donos.
Curiosamente, documentos pessoais são os itens mais esquecidos no Poupatempo, com um total de 14,2 mil no último ano. Ao solicitar um novo documento, muitos cidadãos esquecem o antigo nas dependências da unidade. Lideram o ranking a Carteira de Identidade (RG) com 1.206; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 792 e o CPF, 331. Outros itens deixados para trás de maneira bastante recorrente por motoristas distraídos, são os documentos de veículo (CRV, Licenciamento e DPVAT), que juntos somam 1.484.
Mas não são apenas documentos esquecidos nas unidades. Objetos inusitados como teste de gravidez, dentadura, assento de vaso sanitário, coelho gigante, álbuns de fotografia, bengalas, carrinhos de bebês, diários, dinheiro e até notebooks, também compõem a lista de itens no Achados e Perdidos dos postos de atendimento do Governo do Estado.
De acordo com Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo que gerencia o Poupatempo), o empenho dos funcionários é fundamental para a devolução dos objetos aos donos. “Contamos com um time valoroso e dedicado que se empenham para ajudar o cidadão a recuperar seus pertences perdidos ou esquecidos nas nossas unidades”, destacou Neto.
Para facilitar a busca do cidadão por algo perdido, o Poupatempo também disponibiliza a consulta digital, por meio do portal oficial do programa (www.poupatempo.sp.gov.br) e do aplicativo SP Serviços, disponível para Android e iOS. Pelo número do documento ou nome do cidadão é possível saber onde ele se encontra para ser retirado, dentro dos prazos estabelecidos. Já no caso de objetos, o cidadão precisa fazer uma breve descrição do item perdido.
Os itens encontrados nos postos do Poupatempo ficam na unidade aguardando por 60 dias. Após esse período, os documentos são direcionados ao órgão emissor e os objetos doados ao Fundo Social de São Paulo (Fussp).
Com informações da Assessoria de Imprensa do Poupatempo SP
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Vereador pede implantação de faixas de pedestres sonorizadas nos corredores do BRT

O vereador Silvano Jr. (Republicanos), fez um requerimento, pedindo ao Executivo a implantação de sonorizador…

8 horas atrás

Câmara aprova proposta que torna o Wanel Ville, Polo Gastronômico de Sorocaba

Foi aprovado, em segunda discussão na Câmara de Sorocaba, o Projeto de Lei, de autoria…

9 horas atrás

Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada na manhã…

14 horas atrás

Últimos dias para ajudar o hospital participando da promoção Acelera GPACI

A Promoção Acelera GPACI vai sortear, no dai 25 de maio, um Hyundai HB20 zero…

16 horas atrás

Cenário de guerra e terra arrasada é o que se vê no Rio Grande do Sul

O capitão da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Roberto Farina Filho, foi entrevistado…

16 horas atrás

Polícia prende 30 em operação contra tráfico de drogas no interior de SP

A Polícia Civil prendeu pelo menos 30 pessoas em uma operação contra o tráfico de…

16 horas atrás