Jornalismo

Saúde monitora uma suspeita de coronavírus em Campinas e descarta mais 3 casos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está monitorando um caso suspeito do novo coronavírus em Campinas, registrado nesta sexta-feira (14).
Trata-se de um adulto, com histórico de viagem à China. Foram descartados três casos suspeitos: dois da capital e um de Porto Feliz.
Esse tipo novo coronavírus é denominado oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como Covid-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019″ (doença por coronavírus 2019, na tradução).
Até o momento, não há caso confirmado de Covid-19 nem em São Paulo, nem no Brasil. Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde. Conforme definido pela pasta federal, os casos inseridos até o meio-dia pelos municípios são divulgados no boletim da mesma data. Já os inseridos posteriormente, são divulgados no balanço do dia seguinte.
O paciente de Campinas considerado suspeito está em isolamento domiciliar, e seus familiares estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.
“Estamos descartando casos suspeitos com diagnóstico negativo para o novo Coronavírus e seguimos com o monitoramento com organismos internacionais e nacionais de saúde. As equipes seguem atentas para realizar respostas rápidas e efetivas quando necessário”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.
É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.
A investigação dos casos é realizada pelas secretarias municipais de saúde, com todo apoio técnico da pasta estadual. As amostras biológicas dos pacientes são colhidas pelo hospital onde foram atendidos e enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.
Os exames consistem numa análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”). São feitos a partir da a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que deve ser realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública do Estado de São Paulo. Os resultados são comunicados pelo Lutz ao município de residência do paciente, responsável por notificar o descarte ou confirmação do caso.
Com informações do Governo do Estado de São Paulo
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Dois acusados são condenados a mais de 30 anos pela morte da universitária Beatriz Munhoz

A Justiça de São Paulo condenou dois dos quatro acusados de participação no assalto que…

27 minutos atrás

Condenado por latrocínio é preso pela Polícia Civil após investigação sobre fraude em benefício assistencial

Um homem condenado pelo crime de latrocínio foi preso por policiais civis da Delegacia de…

39 minutos atrás

Jovem suspeito de agredir motorista de ônibus em Sorocaba é detido em Salto de Pirapora

Um jovem de 19 anos, suspeito de agredir um motorista do transporte coletivo em Sorocaba,…

42 minutos atrás

Aeroporto de Sorocaba pode integrar sistema remoto de controle de informações de voo

O Aeroporto de Sorocaba foi escolhido pela concessionária Rede VOA para integrar um projeto de…

50 minutos atrás

LDO 2027: Governo de SP recebe sugestões até 29 de março

O Governo do Estado de São Paulo ampliou o prazo para recebimento de sugestões da…

3 horas atrás

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

15 horas atrás