Jornalismo

Epidemia de dengue é decretada em Sorocaba com o aumento dos casos

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (03) que a cidade de Sorocaba está novamente em uma epidemia de dengue.
O município tem 104 casos confirmados, sendo 76 autóctones e 25 importados, com 802 notificações até a última sexta-feira (31), podendo haver mais diagnósticos positivos que ainda estão passando por exames.
A coletiva de imprensa sobre o assunto foi realizada na manhã de hoje no Salão de Vidro do Paço Municipal com a presença do secretário de Saúde, Ademir Watanabe, a médica infectologista Priscila Helena dos Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e a veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba, Thais Buti.
Segundo a SES, o cenário é bastante preocupante por conta do aumento de casos de dengue na cidade, que está bastante elevado já no primeiro mês de 2020. Além disso, outra preocupação é a circulação do sorotipo 2 da doença, que é mais perigoso e está em circulação em Sorocaba.
Por conta disso, a SES pede a colaboração de todos os moradores da cidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Se cada pessoa realizar limpeza semanal de sua casa, eliminando possíveis criadouros de dengue, iremos reduzir o número de pessoas com a doença”, aponta a SES.
Conforme a pasta, todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito, acompanhada de dores no corpo e dor de cabeça a procurarem imediatamente atendimento médico. “Havendo a suspeita de dengue o paciente deverá permanecer afastado de suas atividades laborais e escolares até ser descartado a suspeita, por exame específico, ou até sua recuperação.
Bairros
De acordo com a SES, os bairros com maior ocorrência de casos de dengue estes estão localizados nas áreas de abrangência das UBSs do Jardim Rodrigo, Vila Hortência e Jardim Simus. No entanto, conforme a pasta, todas as áreas da cidade apresentaram casos positivos da doença em 2020.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Ed Sheeran traz ao Brasil turnê de trabalho mais experimental

Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…

13 horas atrás

Comissão Especial da PEC da redução da jornada será instalada amanhã

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…

14 horas atrás

BB lança boleto com Pix automático para pagamentos recorrentes

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…

14 horas atrás

Polícia Militar prende traficante de drogas na rodovia Raposo Tavares em Sarapuí

Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…

15 horas atrás

Professor é afastado após denúncia de agressão contra alunos em escola de Tietê

Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…

16 horas atrás

APAE Sorocaba promove estreia do filme “Eu, nasci…”, produzido e estrelado por atendidos da entidade

Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…

16 horas atrás