Jornalismo

Termina hoje prazo para eleitores cadastrarem digitais em 17 cidades da região

Hoje (19) é o último dia do cadastramento biométrico obrigatório em 319 cidades. Outros 160 municípios já tiveram o prazo encerrado em novembro.
Na região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a biometria é obrigatória em 17 cidades e nestas localidades o prazo também vai até esta quinta-feira.
Os municípios são os seguintes: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capão Bonito, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sarapuí e Tapiraí.
Muitos municípios registram filas imensas dos eleitores que deixaram para procurar os cartórios na última hora.
Quem não fizer cadastrar as digitais terá o título cancelado e não poderá exercer o direito ao voto nas eleições municipais do ano que vem.
Para o cadastramento, o eleitor deve levar aos cartórios um documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso o tenha.
Segundo o TRE, o procedimento, que envolve a coleta das impressões digitais, fotografia, atualização dos dados cadastrais e assinatura digitalizada, é simples e rápido, levando em média 10 minutos.
Dados até agora
Na reta final para o cadastramento biométrico em 319 municípios, a Justiça Eleitoral paulista alcançou nesta segunda-feira (16) a marca de 7 milhões de biometrias realizadas desde o início do ano.
Com esse resultado, o número de eleitores com as digitais coletadas no Estado chega a 66%, o que representa quase 22 milhões de votantes.
A meta estabelecida para o ano de 2019 pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi de cadastrar a biometria de 7 milhões e meio de pessoas.
Para o cumprimento da meta, o cadastramento tornou-se obrigatório desde o mês de fevereiro deste ano em 479 municípios.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TRE-SP)
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Militar prende traficante de drogas na rodovia Raposo Tavares em Sarapuí

Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…

16 minutos atrás

Professor é afastado após denúncia de agressão contra alunos em escola de Tietê

Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…

58 minutos atrás

GCM atende “Protege Mulher” e detém homem por descumprir medida protetiva no Parque das Águas

A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por meio do aplicativo Protege Mulher, ferramenta voltada…

3 horas atrás

Militão passa por cirurgia e está fora da Copa do Mundo de 2026

Com a baixa confirmada, a comissão técnica brasileira terá de buscar alternativas para recompor a…

4 horas atrás

Produtos de limpeza podem comprometer saúde dos pets; entenda

Na hora de limpar a casa, quem tem animais de estimação precisa redobrar a atenção.…

5 horas atrás

Mãos à Obra: Engenheiro destaca prevenção e alerta para riscos no ambiente de trabalho

https://youtu.be/IW1St1foJTE No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta terça-feira (28), o…

6 horas atrás