Com um público estimado pela organização da festa em mais de 4 mil pessoas, a edição 2019 da Feira Crespa, que aconteceu nesta quarta-feira (20), na Praça Frei Baraúna, foi um sucesso.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba em celebração ao Dia da Consciência Negra e organizada pelas Secretarias da Cidadania e Participação Popular (Secid) e da Cultura (Secult), a programação recheada de música, arte e cultura levou alegria, conscientização e reflexão aos visitantes ao longo de todo dia. Apresentações artísticas, comidas típicas e produtos artesanais, ainda, reavivaram a memória de quem foi prestigiar o evento.
Comemorado no Brasil em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes em favor da libertação dos escravos, em 1695. A Feira Crespa faz parte do calendário oficial de eventos do município, conforme estabelece a Lei n.º 11.270/2016. Seu objetivo é propor uma reflexão sobre o combate ao preconceito e à discriminação racial, valorizando as raízes culturais e históricas afro-brasileiras, além de oferecer visibilidade aos empreendedores, artesãos e artistas de Sorocaba e região.
A prefeita Jaqueline Coutinho acompanhou a programação da Feira Crespa durante parte do período da tarde, assim como a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Dini, além de vereadores e secretários municipais, dentre outras autoridades. A movimentação do público foi intensa ao longo de todo o período da Feira, apesar da breve interrupção das apresentações artísticas durante a chuva no meio da tarde.
O Dia da Consciência Negra é feriado municipal em Sorocaba, de acordo com a Lei n.º 8.120/2007. Antes da Feira Crespa, a programação desta quarta-feira começou pela manhã, na Capela do Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha – conhecida popularmente como a “Igreja de João de Camargo” –, que sediou um ato ecumênico e manifestações culturais afro-brasileiras como as apresentações de capoeira e maracatu.
Considerada patrimônio histórico, cultural e turístico sorocabano, a igreja foi construída a partir de 1910 sob a liderança de João de Camargo (1858-1942), ex-escravo e líder espiritual, conhecido nacionalmente pelo sincretismo religioso. Na sequência, a capela foi ponto de partida para a Marcha Zumbi & Dandara dos Palmares, cujo destino final foi a Praça Frei Baraúna. A programação contou com apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (CMPDCNS), instituições e entidades da sociedade civil.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…
Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…
Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…
Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…