Jornalismo

Zoonoses fará força-tarefa nas sepulturas para eliminar criadouros do Aedes na 2.ª feira

Em continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, realizará uma força-tarefa para eliminar os focos da dengue em cemitérios após o feriado do Dia dFinados. A ação terá início na próxima segunda-feira (4) e contará com o apoio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo).

De acordo com a SES, equipes da Zoonoses visitarão os cemitérios da cidade para remover pratos de vasos de plantas, vasos com água, papel celofane ou outros papéis plásticos, e quaisquer recipientes que acumulem água. A retirada dos criadouros visa combater a proliferação do mosquito na cidade e, consequentemente, da transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Para a chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, a melhor forma de se evitar a dengue é combatendo os focos do Aedes aegypti, que são os locais com água parada, onde o mosquito transmissor da doença coloca seus ovos. “É importante que as pessoas não deixem acumular água parada em recipientes. O mosquito fêmea do Aedes aegypti é muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes e podem sobreviver até mais de um ano sem água. Com a chegada das chuvas de verão, os criadouros se encherão de água, e esses ovos eclodirão e as larvas se transformarão no mosquito adulto, aumentando muito a infestação do vetor na cidade, e favorecendo a transmissão da dengue e outras doenças”, explica.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro tem pneumonia grave, médicos apontam risco potencialmente fatal

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta o quadro de saúde mais delicado desde que começou a…

5 horas atrás

Breque Nacional: Motoboys de Sorocaba anunciam paralisação neste fim de semana

Entregadores por aplicativo de Sorocaba e região devem interromper as atividades neste sábado (14) e…

8 horas atrás

EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai apurar se as medidas…

8 horas atrás

Ypê anuncia abertura de 80 vagas para expansão de complexos fabris do interior paulista

A Ypê, indústria brasileira líder no segmento de higiene e limpeza, anunciou nesta segunda-feira (02)…

10 horas atrás

Instituto Butantan entrega primeiros 6,9 milhões de doses da vacina da gripe de 2026 destinadas ao SUS

O Instituto Butantan realizou a primeira entrega de 6,9 milhões de doses da vacina Influenza…

11 horas atrás

GCM investigado por estupro é preso em flagrante com cocaína e maconha em Buri

Um guarda civil municipal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Buri,…

11 horas atrás